“As melhores soluções são as que estão dentro de portas”

O mais recente treinador do SC Braga aponta já para a estreia frente ao Portimonense, marcada para esta sexta-feira, às 20h30, no Estádio Municipal. Na apresentação como técnico da equipa principal, Custódio Castro disse esperar que esta nova vigência comece com “uma grande resposta” dos atletas.

O antigo timoneiro dos sub-17 da formação minhota sucede a Rúben Amorim, transferido para o Sporting, que registou uma série de 11 vitórias e um empate nas provas nacionais e duas derrotas, ambas na Liga Europa. Apesar de confessar que esta transição “aconteceu de forma muito rápida” e de afirmar que “os jogadores e os treinadores do Braga são sempre julgados pelos resultados”, garante que está “preparadíssimo” para o desafio.

Questionado sobre a pressão de liderar uma equipa como o SC Braga, Custódio Castro levou a resposta para outro campo. “Tenho muita pressão porque nestes últimos dois dias não consegui dar a devida atenção à minha família. Acho que eles serão recompensados no futuro. Essa é a minha verdadeira pressão”.

A 11 jornadas do fim do campeonato, o emblema bracarense está actualmente no terceiro lugar, com 43 pontos. Perspectivando o que falta para ao fim da época, Custódio Castro acredita que “os resultados serão condizentes com a qualidade do plantel e com os objectivos que foram traçados”.

Sobre o estilo de jogo que a equipa vai apresentar, o novo técnico admite que o 3x4x3 utilizado por Rúben Amorim poderá ser mantido – Custódio já o utilizou na equipa sub-17 – apesar de considerar que a formação táctica não é o mais relevante. O técnico de 36 anos dá prioridade a “um futebol positivo e alegre que chame os adeptos ao estádio e que os orgulhe”.


O cenário de Custódio assumir a equipa principal já estava programado

Depois de Abel Ferreira, Ricardo Sá Pinto e Rúben Amorim, Custódio Castro é o quarto treinador do SC Braga nesta temporada, sendo, que à excepção de Sá Pinto, todos têm um passado em equipas secundárias do clube minhoto. Destacando o crescimento que o clube tem apresentado, contando agora com “muitos dos melhores recursos do futebol português”, o presidente António Salvador considera que “as melhores soluções são as que estão dentro de portas”.


“O Custódio foi um grande jogador e capitão da equipa que regressou há três anos para assumir funções técnicas e é alguém que tem um conhecimento profundo do clube e da filosofia que nos acompanha desde que criamos a cidade desportiva”, descreve o perfil do novo técnico.

Como jogador, Custódio Castro esteve quatro épocas e meia no plantel do SC Braga, entre 2010 e 2013, tendo terminado a carreira no Akhisar, da Turquia, em 2016/2017. Na época seguinte, assinou contrato com os minhotos como adjunto de Wender na equipa B, onde se manteve até assumir, esta temporada, o comando técnico da equipa sub-17.


Na apresentação do novo timoneiro da equipa principal, António Salvador confessou que, quando convidou o técnico de 36 anos para regressar ao Braga, “sabia que este dia acabaria por chegar” e que “ambos se preparam” para este momento. “É um valor acrescentado para a competitividade e para o crescimento do Braga e do nosso campeonato”, finaliza.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv