ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Estádio 1º de Maio, Braga. (FOTO:CMB)
Elsa Moura

Regional 27.05.2021 07H00

ASPA contra requalificação do 1º de Maio para o SCB

Escrito por Elsa Moura
Armando Malheiro, presidente da ASPA, refere que uma recuperação do 1º de Maio nunca poderá ser para o transformar num 'estádio inglês'.
Dirigente da ASPA em entrevista ao programa Campus Verbal, na RUM

false / 0:00

A ASPA está contra o projeto apresentado por António Salvador tendo em vista a recuperação do Estádio 1º de Maio. Poucas semanas antes das eleições para os órgãos sociais do SC de Braga, o presidente do clube revelou a intenção de recuperar o 1º de Maio e libertou até algumas imagens do projeto. A ideia passaria por abandonar o Estádio Municipal, construído para o Euro 2004 e recuperar o 1º de Maio para os jogos da equipa principal. 


A sugestão não caiu bem à Associação para a Defesa, Estudo e divulgação do Património Cultural e Natural que fala num regresso “problemático em todos os aspetos”, uma vez que muitos dos elementos do estádio novo desapareceriam. “Primeiro tem que obedecer a regras da FIFA, que exige cobertura e bancadas com assentos individuais. Ora, esta é uma obra classificada, datada, uma espécie rara, construção do Estado Novo, com aquela entrada principal, depois com as bancadas em granito, a pista tartan (...) isto não é para ser transformado para ser usado como um estádio inglês, ele não nasceu inglês!”, alertou com um tom mais irónico o responsável.


Presidente da ASPA defende que se apresentem soluções viáveis como uma escola de motricidade


O dirigente da ASPA alerta que é preciso “preservar o património resistindo à tentação de, usando o esqueleto do património, fazer outra coisa”.  Armando Malheiro continua e sublinha que modernizar o estádio “é fazer outro estádio”. 


Convicto de que a CM de Braga "já terá percebido" que este é um caso em que “não se pode destruir”, mas sim “pensar em soluções que sejam exequíveis”, Armando Malheiro rejeita um pensamento direcionado para a obtenção de lucro e sugere como eventual fim, um equipamento universitário. 

“Poderia envolver, por exemplo, a parte universitária, apoio a uma eventual escola de motricidade. Há que pôr as soluções na mesa”, desafia.


O Estádio 1.º de Maio está localizado no Parque da Ponte em Braga, e tem capacidade para 28 mil espectadores. Atualmente é utilizado pela equipa de futebol feminino do SC Braga. Até 1974 chamou-se Estádio 28 de Maio.

Deixa-nos uma mensagem