ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 11.08.2020 14H45

Assalto ao Centro de Trabalho do PCP de Braga foi há 45 anos 

Escrito por Elsa Moura
No dia em que se assinalam 45 anos do ataque à sede comunista na cidade de Braga, a RUM esteve à conversa com Arlingo Fagundes, que se encontrava no interior do edifício. 
Excerto da conversa que vai para o ar esta noite na Universitária

false / 0:00

Há precisamente 45 anos, o Centro de Trabalho do Partido Comunista Português em Braga era assaltada por populares. Foi cercada, apedrejada e incendiada no conhecido Verão Quente de 1975.


Violência, assaltos e ocupações de casas, manifestações religiosas e políticas e até atentados bombistas a sedes partidárias ficaram na história do país que transitava do regime ditatorial para a democracia.


Na cidade de Braga são ainda vários aqueles que testemunham e recordam os acontecimentos registados em primeira mão até pela imprensa internacional. 45 anos depois, a RUM ouviu os relatos e recordações ainda muito presentes de Arlindo Fagundes, ele que a 11 de Agosto de 1975 se encontrava no centro de trabalho do PCP de Braga. "É um acontecimento inesquecível, tenho ainda muito presente e terei até morrer aquilo que se passou naqueles dois dias em Braga", começa por afirmar aos microfones da Universitária.


Uma conversa de aproximadamente quinze minutos para acompanhar a partir das 20h10, na antena da RUM, 97.5FM.

Deixa-nos uma mensagem