Regional 23.02.2022 14H50
Associação senegalesa inaugura sede em Braga para ajudar na integração de imigrantes
O auxílio no processo de regularização dos cidadãos oriundos do Senegal é uma das missões.
Há um novo espaço para os cidadãos do Senegal no concelho de Braga. A sede da Associação dos Imigrantes Senegaleses, que se localiza na Travessa do Bonfim, na freguesia de São José de São Lázaro, foi inaugurada esta terça-feira.
Com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, esta valência destina-se a apoiar os cidadãos provenientes do país africano na adaptação a Portugal e à cidade bracarense. De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, há cerca de 60 senegaleses a viver no concelho. No entanto, a presidente da associação estima que os números reais e não oficiais apontem para mais de uma centena.
Saidatina Dias explica que um dos motivos para a criação deste espaço é “a ajuda no processo de regularização”, que, no seu entender, se trata de um trâmite administrativo “muito complicado, sobretudo para um imigrante com uma certa barreira linguística”.
A responsável fala de “um espaço de atendimento importante” para esta população que pode também ajudar a “desentupir” o sistema. “Vamos dar o nosso contributo à sociedade porque as instituições como a câmara e juntas de freguesia já têm muito trabalho em relação aos imigrantes”.
Apesar de ter uma abrangência nacional, o trabalho da associação tem “maior expressividade em Braga”. O acompanhamento é feito sobretudo a senegaleses, mas também a cidadãos de outros países do continente africano.