ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 23.06.2022 11H46

Reitor da UMinho considera “inadequada” mudança da designação dos Politécnicos

Escrito por Vanessa Batista
Assembleia da República também irá debater, esta tarde, a possibilidade de os Institutos Politécnicos virem a atribuir graus de doutor. Rui Vieira de Castro concorda, caso os critérios de avaliação sejam iguais para todas as academias.
Declarações do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

false / 0:00

A Assembleia da República debate, pelas 15h00, as propostas de alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Em causa estão duas propostas: a possibilidade de os Politécnicos virem a atribuir o grau de doutor e a mudança de denominação para Universidades Politécnicas. De acordo com a lei, já é possível que os Institutos Politécnicos passem a conferir o grau de doutor, porém, na prática, a medida nunca avançou.


Questionado sobre esta problemática pela RUM, o reitor Rui Vieira de Castro, não esconde que esta decisão irá aumentar os níveis de competitividade entre mais de 30 instituições, mas sublinha que o mais importante será garantir os mesmos critérios de avaliação para todos, de modo a não existirem facilitismos.


Portugal é muito procurado por estudantes internacionais que pretendem realizar em solo luso o seu doutoramento, por isso, o responsável máximo da academia minhota pede o mesmo grau de exigência para todas as instituições como forma de manter a qualidade dos cursos.


Quanto à possibilidade de alterar a designação para Universidades Politécnicas, Rui Vieira de Castro faz suas as palavras do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e declara que esta é uma questão “inoportuna” e “inadequada”. O reitor da UMinho é defensor de uma discussão e análise mais aprofundada, para que o futuro do sistema não seja colocado em causa. "Temos de olhar para a experiência internacional. O que podemos verificar é que algumas das principais instituições reconhecidas como relevantes no contexto global não têm a designação de universidades, como é o caso do MIT", declara.

Deixa-nos uma mensagem