Autarca de Braga eleito para Comité Executivo da EUROCITIES

Ricardo Rio foi hoje eleito para um mandato de três anos no Comité Executivo da EUROCITIES, a maior rede europeia de cidades. A anúncio foi feito no decurso da Assembleia Geral anual desta Associação, pela primeira vez realizada em formato digital.


Numa votação que decorreu digitalmente durante uma semana, Braga recolheu 54 votos tendo ficado com um dos quatro lugares vagos, para os quais concorreram nove cidades: Bilbau, Birmingham, Glasgow, Florença, Madrid, Oslo, Roterdão, Tallinn. Além de Braga, foram ainda reeleitas as cidades de Florença e Roterdão e eleita a cidade de Oslo.


“Esta é uma eleição muito relevante para a cidade de Braga, pois passamos a estar na direcção da maior e mais relevante rede de cidades europeias e que tem um impacto enorme junto das instituições europeias”, realçou Ricardo Rio. Por outro lado, “culmina também o nosso trabalho de afirmação internacional de Braga, que foi uma aposta clara desde que chegamos à gestão da Cidade”.

Braga aderiu à EUROCITIES em 2016. Agradecendo o apoio das inúmeras cidades que apoiaram a candidatura de Braga, Ricardo Rio destacou que espera “ajudar a EUROCITIES a obter um maior envolvimento das cidades na definição das políticas comunitárias a nível europeu e fortalecer o papel dos autarcas nos centros de decisão, não só em Bruxelas, mas também nas capitais de governo”. Concluiu afirmando que está certo que “ao estar sentado na Comissão Executiva junto de diversos colegas europeus irá fortalecer o papel de Portugal nesta rede”.

A EUROCITIES foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias. Integra actualmente 140 cidades de mais de 40 países, enquanto membros de pleno direito e mais 50 enquanto membros associados.

A rede era até hoje presidida pela presidente de Estocolmo, Anna König Jerlmyr, tendo passado a pasta à cidade de Florença, liderada pelo autarca Dario Nardella, que é o novo presidente da rede. 

Para 2021, tendo em conta a situação pandémica, a EUROCITIES tem como principais prioridades de acção:

· pugnar pelo financiamento da recuperação das cidades, apoiando o acesso aos recursos da União Europeia (EU) e desenvolvendo um melhor conhecimento dos fundos comunitários para alcançarmos cidades saudáveis, prósperas e inclusivas, no caminho da neutralidade climática até 2050;

· assegurar um quadro político da UE para uma transição verde, digital e justa que funcione para cidades e pessoas, apostando numa influência contínua das vertentes relevantes do Acordo Verde Europeu e da Europa Social;

· prosseguir no posicionamento das cidades e da voz dos cidadãos a nível da UE, inclusive através da Conferência sobre o futuro da Europa, da agenda urbana e do aumento da atenção às cidades resilientes, que saem da crise.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv