Bairro de Santa Tecla será integralmente requalificado

O bloco 2 do Bairro de Santa Tecla não vai ser demolido. O assunto será debatido em reunião de executivo municipal liderado pela maioria de direita, na próxima segunda-feira, 21 de março.

Devido ao aumento da procura por apoio habitacional no concelho de Braga, a Bragahabit vai propor a supressão da demolição do complexo. A prioridade será a requalificação de 30 fogos, nomeadamente, das entradas 1,2 e 3.

Em 2021, chegaram à Bragahabit 872 candidaturas para apoio habitacional, são mais 37% em relação a 2020.

Em declarações à Universitária, Carlos Videira, administrador da empresa municipal, fala numa decisão que irá “salvaguardar o interesse público”, uma vez que ao salvaguardar estes 30 fogos irão dar resposta a “10% da lista de espera”, num momento em que, de acordo com o responsável, “o número de atribuições está muito a baixo dos pedidos” que chegam. A pandemia e o clima de incerteza que o país e o mundo vivem tem ajudado a criar novas assimetrias e perda de rendimentos da parte da população mais carenciada.

Recorde-se que era intenção do Município e da Bragahabit demolir o complexo para “abrir o bairro à comunidade”, ou seja, no bloco 2 iria nascer um “espaço de fruição para melhorar a qualidade de vida da população do bairro”.

Esta alteração nos planos significará uma poupança na ordem dos 143 mil euros (3,82%), sendo que a empreitada estava orçada em 3.757.448,85 euros.

Os próximos passos após a esperada aprovação em reunião do executivo municipal bracarense passam por alterar o projeto, de modo a que este preveja a melhoria das condições dos fogos. Terá de ser elaborado um novo projeto de reabilitação que terá de ser submetido a aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Por último, a Bragahabit terá de proceder a um novo contrato público para a reabilitação integral das habitações.

O realojamento de todas as famílias está garantido, em habitações de transição, durante a empreitada no Bairro de Santa Tecla.

Novidades para breve sobre Bairros do Picoto e Andorinhas.


O Município de Braga continua a aguardar para fazer a escritura dos terrenos que adquiriu à arquidiocese, algo que estará para breve. Recorde-se que o objetivo da autarquia e da Bragahabit passa por requalificar com fundos europeus o Bairro social do Picoto.

Quanto ao Bairro das Andorinhas, o administrador da Bragahabit avança que estão a ser trabalhadas candidaturas ao Primeiro Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. Um processo que tem obrigatoriamente de ser célere, uma vez que só as primeiras 26 mil casas serão comparticipadas a 100% a fundo perdido.

Neste sentido, está agendada para esta terça-feira, 22 de março, uma sessão de esclarecimento pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia de São Vicente. A iniciativa está a ser organizada em articulação com a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas e com a Junta de São Vicente.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv