ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Regional 24.01.2023 19H39

Barcelos assina protocolo com Federação para promover andebol nas escolas

Escrito por Liliana Oliveira
'Andebolino' pretende ainda incentivar os clubes barcelenses a apostar na prática federada desta modalidade.
Jorge Cruz, presidente da EMEC, Augusto Silva, vice-presidente da FAP e Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos

false / 0:00

“Os futuros atletas estão todos nas escolas” e, por isso, Barcelos quer promover a prática de andebol nos estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do concelho e incentivar a criação de equipas federadas. Para isso, a EMEC – Empresa Municipal de Educação de Barcelos – assinou, esta terça-feira, um protocolo com a Federação Portuguesa de Andebol e a Associação de Andebol de Braga.


O ‘Andebolino’ já chegou a algumas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), de pelo menos quatro agrupamentos barcelenses, mas o objetivo é que este número possa aumentar.


Jorge Cruz, presidente da EMEC, explicou que a parceria pretende “introduzir e dinamizar o andebol nas escolas, para cativar as crianças, que são os possíveis atletas do amanhã”. O concelho não conta, até ao momento, com nenhum clube que pratique, de forma federada, esta modalidade, sendo este também um objetivo do protocolo.


“Já há quatro ou cinco agrupamentos que têm em prática o ‘Andebolino’ e vamos tentar alargar a outros”, apontou Jorge Cruz, evidenciando a “cedência de materiais por parte da Federação e da Associação de Andebol de Braga”, para facilitar o arranque do projeto, em Barcelos. “Temos, no concelho, no 1.º ciclo, cerca de 3300 alunos. Se 50 ou 100 ficarem com a paixão pelo andebol já é excelente”, afirmou o presidente da EMEC.


Para o vice-presidente FAP, Augusto Silva, “o desporto é, cada vez mais, considerado um veículo de eleição no crescimento harmonioso dos jovens” e, por isso, “as entidades públicas devem ajudar os jovens a ter este crescimento”. Antes da pandemia da Covid-19, projetos como o ‘Andebolino’ chegavam a cerca de 50 mil crianças do país, mas, o ano passado, o número desceu para as 30 mil. “Espero que este se torne um projeto maduro e que possamos ter um clube de andebol que albergue os jovens que gostam da modalidade”.


“Há uma motivação dos nossos jovens para jogos que se jogam com as mãos e não há tantos clubes que invistam nesta modalidade”, evidenciou o autarca Mário Constantino, que espera que “os jovens barcelenses desfrutem destas atividades”.


O protocolo estará em vigor até ao final do ano desportivo. 

Deixa-nos uma mensagem