ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Regional 28.08.2019 17H30

Beatas de cigarro no Bom Jesus levam cidadão a desafiar Rui Rio

Escrito por Elsa Moura
Carlos Manuel Dobreira, praticante de plogging, confrontou hoje o candidato do PSD durante uma visita ao Bom Jesus do Monte.
Carlos Manuel Dobreira e Rui Rio esta manhã no Bom Jesus de Braga

false / 0:00

O líder do PSD, Rui Rio, foi hoje surpreendido por um cidadão bracarense que tem ficado conhecido, sobretudo nos fóruns das redes sociais, pela campanha contra as beatas de cigarro atiradas para o chão e que o mesmo tem recolhido ao longo dos últimos meses em diferentes pontos da cidade e do país, com destaque para o Bom Jesus, Património da Humanidade.


Carlos Manuel Dobreira, praticante de plogging,  "actividade desportiva que faz bem à saúde e ajuda o ambiente", mostrou ao candidato do PSD parte das beatas recolhidas ao longo dos escadórios do Bom Jesus para assinalar que "quer a classe política, quer a confraria, quer as instituições de Braga não conseguem alterar o rumo desta situação" e que o assunto "tem que ser uma preocupação de toda a sociedade". Docente de profissão, Carlos Manuel Dobreira quis conhecer a opinião de Rui Rio sobre esta pegada ecológica no património classificado e no restante, sublinhando que "não vale a pena estar a promover Braga e o Património quando não conseguimos ter uma atitude responsável para com esse património".


Só entre os dias 3 de Junho e 31 de Julho foram recolhidas  10 010 beatas de cigarro, no Santuário do Bom Jesus e imediações.

Na resposta, o candidato do PSD considerou que a situação denunciada está relacionada com "falta de civismo" e disse ainda que "o discurso do ambiente tem de ser mais forte, na política e na sociedade".


O cidadão denunciou ainda as lixeiras existentes na Torre - Serra da Estrela (em terrenos de Alvoco da Serra, Loriga, São Romão e Seia), Sameiro e Falperra e convidou Rui Rio a visitar os locais em causa.


Carlos Manuel Dobreira iniciou hoje, com Rui Rio, a acção cívica “Como fazer uma campanha a sério!” e deixou críticas ao panorama político actual. O candidato, concordou. "A maioria dos portugueses está saturada do discurso político e das campanhas. O modelo de campanha está completamente ultrapassado", disse Dobreira. Rui Rio, por seu turno, assumiu que "o modelo de campanha está esgotado".


Deixa-nos uma mensagem