ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Cultura 22.01.2020 15H30

Blossom apresenta potencialidades de pessoas com deficiência

Escrito por Liliana Oliveira
Exposição está patente no Nova Arcada, até ao dia 2 de Fevereiro. Inclui fotografias, documentário e um catálogo.
Tânia Crista, directora técnica da CERCI Braga, explica em que consiste a exposição.

false / 0:00

“Somos iguais, com as nossas diferenças”. Esta é a principal mensagem que a CERCI Braga, em parceria com a plataforma Mosaico, quer transmitir com a exposição “Blossom”, patente no piso 2 do Nova Arcada, até 2 de Fevereiro.


Através de nove fotografias, uma videodança, um documentário e um catálogo, os autores da mostra querem chamar a atenção para as “potencialidades das pessoas com deficiência, em vez das suas limitações, nomeadamente ao nível artístico”, explicou Tânia Crista, directora técnica da CERCI Braga.

O autor das fotografias é o fotógrafo bracarense Manuel Correia. “São as melhores fotografias que conseguimos captar no momento em que as jovens participavam na videodança, a projecção da própria videodança e um documentário que fizemos”, detalhou.


A directora técnica dá ainda conta de um catálogo que retrata a história de exclusão das mulheres que foram colocadas à margem da sociedade na Casa das Convertidas. “Pretendemos dar destaque a este espaço emblemático da cidade e que marcou a história de vida de muitas mulheres, que, na altura, não iam bem ao encontro da sociedade e da época”, acrescentou Tânia Crista. “Usando o simbolismo deste edifício da cidade, pretende-se evidenciar a busca pela liberdade e a necessidade de integrar as pessoas com deficiência, ao invés de as esconder e retirar do quotidiano da sociedade. A exposição fotográfica que contou com o apoio da Câmara Municipal de Braga e a Associação de Amigos da Casa das Convertidas surgiu com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência, contrariando o isolamento como acontecia com as habitantes da Casa das Convertidas”.


Desde 2011, a CERCI Braga procura informar, orientar e apoiar jovens e adultos com deficiência e multideficiência, bem como as suas famílias.

A “Exposição Blossom” pode ser visitada até ao dia 2 de Fevereiro, no piso 2 do Nova Arcada.

A entrada é gratuita.

Deixa-nos uma mensagem