Regional 11.03.2025 16H44
Braga alarga rede de protocolos de controlo de felinos
A autarquia assinou esta segunda-feira um protocolo de parceria com a associação de proteção animal Mia Casa.
A Câmara Municipal de Braga assinou, esta segunda-feira, um protocolo com a Mia Casa – Associação de Proteção Animal no âmbito do programa CED – Capturar, Esterilizar, Devolver. Com a assinatura, a associação junta-se a outras entidades com parceria com autarquia: Abandoned Pets, o Abrigo da Luna, a APPANIBRAG e a Amigatos da Mikinha.
O programa efetua o controlo e redução do número de gatos errantes na cidade e diminuir os focos de insalubridade, ruído e odores produzidos. Segundo o comunicado, entre as medidas de esterilização das colónias de felídeos, por via do programa CED, constam, entre outras, “a implementação de casas para gatos de rua; o estabelecimento de protocolos com associações de defesa animal do Concelho; criação de parques caninos; acolhimento em instalações municipais e esterilização de animais abandonados ou errantes; protocolos de medicina veterinária social; campanhas de esterilização extraordinária para munícipes e campanhas de sensibilização contra o abandono de animais direcionadas para o público escolar”.
O protocolo foi assinado pelo vereador Altino Bessa e pela presidente da Mia Casa – Associação de Proteção Animal, Alexandra Barbosa da Silva.