Autarca de Real, Dume e Semelhe pede celeridade na construção da Variante do Cávado  

Francisco Silva, presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, é o convidado desta semana no programa de grande entrevista da RUM.

O Presidente da União de Freguesia de Real, Dume e Semelhe, em Braga, não tem dúvidas do potencial de crescimento deste território em termos de construção e residentes nos próximos anos, alertando para a necessidade “muito urgente” de conclusão da Variante do Cávado para aligeirar esta situação que resultará, necessariamente, em mais tráfego automóvel, que nos dias de hoje já resulta num “verdadeiro caos” nas horas de ponta.


Na noite desta terça-feira, em entrevista ao programa da RUM ‘Campus Verbal’, Francisco Silva sublinhou o desenvolvimento contínuo destas três freguesias, unidas desde 2013, de forma particular Real. “Nós temos, só na zona da ‘Acrescentar’, no Parque Norte, mais de 4 mil habitantes nos últimos dois anos. Em Montélios tínhamos 3 mil, com a nova construção nos lotes que estavam há anos desocupados vamos também passar a barreira dos mais de 4 mil habitantes. Portanto está em pleno crescimento. E eu penso que, quer Dume, quer Semelhe, nos próximos dez anos serão as freguesias que mais irão crescer”, sustenta. Na opinião do autarca independente eleito com o apoio do Partido Socialista, as vias que estão previstas já “deveriam estar até no terreno”, na certeza de que Dume e Semelhe são “duas freguesias com maior potencial”.

Francisco Silva alerta ainda para o facto de Real estar sobrecarregada com o trânsito nas horas de pontas, de forma particular desde a abertura da ligação do Nova Arcada a Frossos com mais automobilistas a percorrerem este acesso para chegar à autoestrada, evitando a passagem pelo Nó de Infias.

Sublinhando a “urgência” da construção da Variante do Cávado, o presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe admite que não acredita que o projeto se concretize até ao final deste mandato. “Há muitos anos que esta via deveria ter sido acautelada”. Recorde-se que o projeto ainda não está concluído até porque as negociações entre o município de Braga e os proprietários de terrenos ainda não chegaram a bom porto.

Autarca pede celeridade para reabilitar ruas de Dume


Ainda no que respeita à mobilidade, o autarca, que se despede esta união de freguesias em 2025 pela lei de limitação de mandatos, pretende requalificar “muitas vias”, nomeadamente a rua António Alves Rei, junto ao pavilhão de Dume e a rua do Gontijo, também naquela freguesia. 

Resultado da Rua Costa Gomes é “muito positivo”


Por seu turno, a rua Costa Gomes, “anseio” antigo da freguesia de Real, está requalificada, fruto de muitas conversações entre moradores e autarquia. 

“É muito positivo tendo em conta o que tínhamos lá. Veio, de certa forma, resolver o problema de muitos moradores e vem reabilitar a zona mais antiga de Real. Se fosse agora teria algumas correções mas, em termos gerais, temos uma zona completamente diferente em que o peão está protegido. Antigamente, quantos moradores tomavam banho quando abriam a porta e estava de chuva. Não podemos ter o melhor dos dois mundos, mas o resultado é positivo”, afiança.


OUVIR ENTREVISTA COMPLETA AO PROGRAMA ‘CAMPUS VERBAL’

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Só Jazz
NO AR Só Jazz
00:00 / 00:00
aaum aaumtv