ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira/RUM
Liliana Oliveira

Regional 18.01.2022 21H51

Braga terá Conselho Municipal de Habitação ainda em 2022

Escrito por Liliana Oliveira
Estrutura dará o parecer sobre o plano anual de atividades e investimentos e sobre a publicação de um relatório municipal de habitação

Depois de cidades como Lisboa ou Cascais, Braga prepara-se para avançar, no 2.º semestre deste ano, com um Conselho Municipal de Habitação. A informação foi avançada na RUM pelo novo administrador da BragaHabit, Carlos Videira.


Na liderança da empresa municipal há precisamente um mês, Carlos Videira diz ser importante ter uma estrutura "que junte à mesma mesa associações de moradores, Instituições Partiulares de Solidariedade Social - IPSS- empresas, atividades que trabalham no setor e personalidades que têm meéito reconhecido nestas temáticas, para refletir sobre questões relacionadas com a habitação, numa altura em que serão feitos investimentos de grande envergadura". 


A ideia seria que o Conselho pudesse ter, pelo menos, dois grandes momentos anuais: "dar o parecer sobre o plano anual de atividades e investimentos e sobre a publicação de um relatório municipal de habitação anual, onde se fará prestação de contas do que é feito ao nível do arrendamento apoiado, subsídios ao arrendamento, mas também um raio-x do que é a realidade da habitação em Braga, onde se inclui o aumento da oferta de construção, preço do arrendamento e da compra, dividido por freguesias". 


No futuro, divulgou ainda o administrador, o relatório pode dar origem a um barómetro ou observatório, "facilitando o acesso à informação e permitindo a participação democrática das entidades nesta área".

"Podem ser feitos pareceres, podem ser encomendados estudos ou realizar eventos, porque temos necessidade de mostrar o que fazemos. Queremos fazer um evento anual que seja uma mostra da atividade da BragaHabit e promover debates sobre habitação a nível local e nacional", finalizou Carlos Videira. 


A proposta para o Conselho Municipal da Habitação já está a ser preparada para que possa, depois, ser validada pelo executivo e Assembleia Municipal. A expectativa do administrador da BragaHabit é que possa ser uma realidade ainda este ano.

Deixa-nos uma mensagem