ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 25.02.2022 11H41

Braga disponível para acolher refugiados ucranianos

Escrito por Liliana Oliveira
O concelho conta com cerca de 800 cidadãos ucranianos e Ricardo Rio, presidente da Câmara, garante que há espaço para mais.

Uma das consequências da guerra que se trava entre Rússia e Ucrânia é  o aumento de pessoas que, por força das circunstâncias, têm que abandonar as suas casas e fugir do país. Depois do primeiro-ministro português, António Costa, ter manifestado a disponibilidade do país para acolher os cidadãos ucranianos, também Ricardo Rio manifesta essa abertura. 


"Braga é uma cidade que há várias décadas acolhe cidadãos ucranianos. São quase 800 os que residem na cidade e estão perfeitamente integrados na sociedade, nos mais diversos setores de atividade", referiu em entrevista à RUM. Por esta altura, mais de 100 mil cidadãos já abandonaram a Ucrânia.

"Neste contexto particular, deste conflito inaceitável, não deixaremos de disponibilizar todos os meios que estiverem ao nosso alcance para apoiar este país e este povo", garantiu o autarca bracarense. 


Esta já não seria a primeira vez que Braga prestaria este apoio a refugiados de guerra, são muitas as nacionalidades que nos últimos anos têm chegado ao concelho para recomeçar uma vida, longe do barulho das armas. 


Em colaboração com várias instituições bracarenses, Braga "tem  tido capacidade de acolher pessoas que têm que procurar um porto seguro". "Braga tem sido esse espaço de acolhimento pleno", finalizou.

Deixa-nos uma mensagem