Braga entre as 95 cidades mundiais na lista A de líderes ambientais

Braga e Porto são as únicas cidades portuguesas reconhecidas pela organização sem fins lucrativos ´Carbon Disclosure Project´ (CDP) como das 95 cidades em todo o mundo que está a assumir a liderança em termos ambientais.
A lista divulgada, esta quinta-feira, inclui 24 Cidades europeias com pontuação ´A´, a mais elevada do ranking.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, diz estar satisfeito com este reconhecimento que projeta o nome da cidade bimilenar a nível internacional, sendo que já no último ano Braga tinha ficado entre as 88 cidades em todo o mundo que estavam a assumir a liderança em termos ambientais. Contudo, o edil refere que para os bracarenses o mais importante são as medidas que estão na base deste reconhecimento e não a distinção em si.
“Este é um tema que encaramos como absolutamente prioritário. É fundamental traçar estratégias a nível ambiental e agir de modo rápido e eficaz para evitar, no futuro próximo, problemas graves que ponham em risco as comunidades”, afirma.
Este projeto da CDP pretende encorajar e apoiar as cidades a reforçarem a sua ação e ambição climáticas. Para obter a pontuação ´A´ as cidades necessitam de possuir um inventário de emissões, ter definidos objetivos de redução das emissões e de energias renováveis para o futuro, ter um plano de ação climática publicado e uma avaliação completa de riscos e vulnerabilidades.
Assim, as 95 cidades distinguidas, com uma população combinada de 108 milhões de pessoas, apresentam ações climáticas urgentes e com impacto, desde os objetivos ambiciosos de redução das emissões até à criação de resiliência contra as alterações climáticas, mostrando que a mudança é possível a nível global e em Cidades com diferentes realidades climáticas, sociais e económicas. A Lista completa de cidades A em 2021 pode ser consultada aqui.
