ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas (CMB)
Vanessa Batista

Regional 10.09.2020 17H42

Braga quer fechar a porta ao vírus através das boas práticas sanitárias

Escrito por Vanessa Batista
Campanha de sensibilização vai marcar presença nas redes sociais e ruas do distrito de Braga até à Primavera de 2021.

“Braga fecha a porta ao vírus” é o nome da campanha de sensibilização que une o Hospital de Braga, a Universidade do Minho, o Munícipio de Braga e o ACES - Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I. A iniciativa vai prolongar-se até ao início da Primavera de 2021. 


Esta quinta-feira, já foi lançado o vídeo promocional da campanha que junta o presidente do conselho administrativo do Hospital de Braga, João Porfírio de Oliveira, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o edil da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o diretor do ACES, Domingos Sousa.


Na apresentação da acção, que teve lugar esta manhã na unidade de saúde bracarense, o presidente do conselho administrativo do Hospital de Braga sublinhou que nos últimos tempos tem existido um "relaxamento" em termos de medidas de proteção.


Para João Porfírio de Oliveira este é o momento ideal para fazer chegar, uma vez mais, às pessoas as boas práticas a implementar para cada um se proteger contra o novo coronavírus. "Pode ser com mensagens para recordar que devem desinfetar as mãos, reforçar os cuidados com máscara, quer em casa como com os colegas ou nas idas às urgências", explica.



UMinho vai criar uma comissão especialmente direccionada para a área da comunicação.


Aos microfones da RUM, o reitor da Universidade do Minho anunciou que esta semana vai ser "nomeada por despacho uma comissão cuja actividade vai estar dirigida exclusivamente para a área da comunicação", de modo a facilitar a transmissão das boas práticas contra o novo coronavírus.


No final de Julho, a academia minhota reviu o seu plano de contingência. Rui Vieira de Castro diz estar "confiante" no arranque do novo ano lectivo, visto que foram aplicadas novas regras nas cantinas, bibliotecas e salas de aula.

"A instituição tem um conjunto de níveis de alerta: moderado e elevado. Aquilo que nós queremos é que a UMinho assuma a actividade presencial como caraterística da sua acção, mas naturalmente que temos de estar e estamos preparados para outros cenários", declara.



ACES tem capacidade para realizar 70 testes diários à Covid-19.


Domingos Sousa, director do ACES - Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I – garante que a instituição tem capacidade para realizar 70 testes de diagnóstico diários. O facto de terem reforçado os meios humanos veio permitir que o ACES tenha aptidão para realizar colheitas em escolas e lares.


As linhas telefónicas também foram robustecidas, com vista a serem uma alternativa ao SNS24. "Temos equipas médicas que podem atender os utentes, fazer diagnóstico, prescrever testes, passar baixas. Tudo sem o utente sair de casa o que contribuiu para uma maior segurança do paciente e dos próprios profissionais de saúde", elenca.



"Braga fecha a porta ao vírus" vai andar pelas ruas do distrito de Braga.


Esta campanha surge com o intuito de relembrar a componente "pedagógica2, visto que tem sido notório um relaxamento em termos de medidas de proteção.


Nos próximos dias serão instalados outdoors e mupis nas principais artérias da cidade dos arcebispos e em alguns pontos estratégicos em concelhos vizinhos.


Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, avança que a autarquia vai apostar na sensibilização porta-a-porta. Os panfletos já estão a ser preparados em parceria com o Hospital de Braga e o ACES com vista a "minorar os riscos existentes". 



Deixa-nos uma mensagem