ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 15.09.2020 12H29

"Braga Feliz" leva boas práticas contra a Covid-19 a Padim da Graça

Escrito por Vanessa Batista
O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho vai organizar, esta quarta-feira, uma palestra sobre regras de higienização em tempos de pandemia.
José Diogo Soares, presidente do NEMUM; Rosa Bento Velho, utente; Ana Lucas, enfermeira.

false / 0:00

O primeiro dia do projecto "Braga Feliz", desenvolvido pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho (NEMUM), ficou marcado pelo mau tempo. Com a possibilidade de visitar, porta a porta, os idosos da freguesia de Padim da Graça vetada, a Junta de Freguesia foi a sede do projecto que veio substituir, este ano devido à pandemia de Covid-19, a 7ª edição do programa "Aldeia Feliz".


Nos próximos três dias, doze voluntários estudantes de Medicina vão contactar com cem idosos.  O objectivo passa por perceber quais os seus hábitos, nomeadamente a nível alimentar.


José Diogo Soares, presidente do NEMUM, garante que esta é uma oportunidade para como estudantes aplicarem "técnicas de comunicação". No que toca a cuidados de saúde, os voluntários vão medir a tensão arterial e avaliar o risco cardiovascular "muito prevalente nestes idosos", assim como a glicemia. 


Rosa Bento Velho tem 58 anos e é funcionária na Junta de Freguesia de Padim da Graça. Esta terça-feira foi a primeira utente no "Braga Feliz". Com a tensão alta, rapidamente foram notórios alguns erros alimentares. É a este nível que, segundo o presidente do NEMUM, existem mais dúvidas. O exagero no sal e açúcar são uma constante.


Aos futuros médicos, Rosa referiu também que não costuma utilizar o telemóvel, nem conhece o 112. Na conversa com os estudantes admitiu que no seu dia-a-dia deveria aplicar gotas nos olhos mas não o faz por desconhecer o seu paradeiro. 


A preocupação com o trabalho e as batas brancas acabam por criar alguma ansiedade. Quarta-feira estará de volta ao "Braga Feliz" para controlar a diabetes. "Todas as quintas-feiras vem uma enfermeira aqui (à Junta de Freguesia de Padim da Graça). Ela diz que tenho princípios de diabetes. Tenho de ir a uma consulta", consulta essa que admite, ainda não foi agendada.


Para o dia de amanhã, 16 de Setembro, da parte da manhã, está prevista uma palestra sobre regras de higienização em tempos de pandemia. Um desafio lançado pelo projecto "Red May", parceiro da iniciativa do NEMUM.


"Vamos abordar os cuidados recomendados pela Direcção-Geral de Saúde, nomeadamente etiqueta respiratória, uso de máscara e desinfecção das mãos assim como o porquê de terem estado em isolamento", explica José Diogo Soares. 



Projecto Red May vai percorrer 37 freguesias


De 14 de Setembro a 9 de Setembro de 2021 o projecto vai percorrer todas as freguesias do concelho de Braga. Esta é uma iniciativa que pretende apoiar de forma personalizada a população mais envelhecida.


Nos próximos sete dias, três profissionais vão dar resposta a nível de enfermagem, neuropsicologia e assistência social em Padim da Graça. Segue-se Mire de Tibães. 


A literacia digital é outro dos focos devido à pandemia do novo coronavírus, uma vez que são vários os serviços que passaram para o online. Ana Lucas, enfermeira, refere que é prática comum auxiliar os idosos  no pagamento de contas. 


A Red May vai durante a semana realizar uma palestra a alertar para o perigo de quedas. 


Também na cidade existe solidão. "Às vezes não há tantos serviços como se pensa ou mesmo locais para conviver. Para nós pode parecer simples apanhar um autocarro para nos deslocarmos, mas para eles (idosos) é difícil até carregar o passe. Subir para o transporte é outro dos obstáculos", destaca. 


Deixa-nos uma mensagem