ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

AEMinho assinala hoje dois anos de existência
Elsa Moura

Regional 26.05.2023 14H41

Braga inaugura monumento de homenagem aos trabalhadores do Minho

Escrito por Elsa Moura
A peça da autoria do escultor Acácio Viegas partiu de um desafio lançado pela Associação Empresarial do Minho que hoje celebra dois anos e homenageia os trabalhadores da região com duas peças arquitetónicas.
Declarações de Ricardo Costa, Ana Mendes Godinho e Ricardo Rio

false / 0:00

Braga conta desde esta sexta-feira com uma obra que visa prestar tributo aos trabalhadores do Minho. A iniciativa partiu da Associação Empresarial do Minho (AEMinho) no âmbito do segundo aniversário que hoje celebra. O conjunto de empresários quis prestar homenagem aos que todos os dias colocam as empresas a funcionar, recordando também o passado e mostrando que há futuro. A obra, instalada na alameda do Altice FORUM Braga é da autoria do escultor Acácio Viegas que em dois meses imaginou e criou a peça cujo duplicado é inaugurado em Viana do Castelo, também no dia de hoje.


Ricardo Costa, presidente da AEMinho assinala que na essência da criação desta associação é a união entre os territórios de Braga e Viana do Castelo, "um Minho unido" que só assim se torna "muito mais forte" na competitividade nacional e internacional. Assumindo que se trata de "um dos dias mais especiais" na história recente da AEMinho, o empresário lembra que "as pessoas estão no centro das empresas, corporizam as organizações", afastando a ideia que diz ser muitas vezes induzida pelo poder político de que os empresários e os trabalhadores estão em "lados opostos". "Estamos no mesmo ecossistema e só em conjunto conseguimos o sucesso. Nós na AEMinho somos mesmo pelo trabalho digno e reconhecemos a importância e trabalho dos nossos trabalhadores", assinalou. 


"Um ato de justiça" - Ricardo Rio


Ricardo Rio, autarca local, considera este monumento "um ato de justiça" da AEMinho para com "aqueles que verdadeiramente fazem as empresas".

Na sua intervenção assinalou ainda a evolução do emprego no concelho nos últimos dez anos. Com uma taxa de desemprego substancialmente inferior comparativamente ao passado, o social democrata coloca agora como "prioridade económica do concelho "o trabalho bem pago e a valorização do trabalho e do trabalhador".


"O talento é o bem mais disputado do mundo"


A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho elogiou o tributo prestado pela AEMinho considerando "evidente" a necessidade de "valorizar os trabalhadores". "Não há empresários sem trabalhadores nem trabalhadores sem empresários", vincou.


Notando que o talento é nos dias de hoje "o bem mais disputado do mundo", a governante lançou aos empresários um apelo para "atrair e fixar talento" garantindo "um um país com capacidade para as pessoas trabalharem", evitando que os jovens portugueses abandonem o país e atraindo os talentos que abandonaram Portugal na tentativa de os fazer regressar. Atrair estrangeiros também deve fazer parte da estratégia das empresas fixadas em Portugal.


Trabalhador do Minho é "dedicado e resiliente"


O escultor Acácio Viegas, desafiado para este projeto, detalhou na apresentação o significado de todos os elementos. A obra mostra que "o trabalhador do Minho é dedicado e resiliente, com disciplina". Uma peça vertical que dá a ideia de uma árvore e das suas raizes, mas também com as cores das diferentes estações. Entre a peça de Braga e de Viana do Castelo, a diferença está na cor de um dos elementos, no caso de Braga, verde e a terra como elemento, e em Viana do Castelo, o azul, do mar. À noite a ponta é iluminada e representa a espiritualidade e as celebrações com o divino. Já os seus braços "dignificam a força dos trabalhadores".  O segundo elemento da peça convida a sentar para uma reflexão sobre o trabalho. A obra já pode ser visitada em frente às antigas instalações da AIMinho.


Deixa-nos uma mensagem