ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Exposição estará patente até 15 de abril, no Largo do Paço. (FOTO: SÉRGIO FREITAS, CMB)
Elsa Moura

Cultura 15.03.2023 16H17

Braga lança exposição sobre a semana santa em diferentes cidades da Europa

Escrito por Elsa Moura
A mostra foi inaugurada esta quarta-feira, no Largo do Paço, onde ficará patente até 15 de abril.
Declarações do cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa de Braga

false / 0:00

A Comissão da Semana Santa de Braga desafiou as cidades que integram a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa a disponibilizarem um conjunto de fotografias dos momentos mais marcantes das respetivas celebrações, que podem ser vistos em formato expositivo, no Largo do Paço. Ao todo são 18 as cidades que integram esta rede que, dentro de uma semana, acolherá mais duas cidades portuguesas. A seleção dos trabalhos esteve a cargo do fotojornalista bracarense Hugo Delgado, com um vasto trabalho fotográfico relacionado com estas solenidades na cidade dos arcebispos.


A inauguração da exposição patente no Largo do Paço aconteceu na manhã desta quarta-feira com a presença de diferentes responsáveis da comissão e do presidente da Câmara Municipal de Braga.


Para o presidente, o Cónego Avelino Amorim, "a riqueza da exposição é dar a conhecer a especificidade de cada uma das celebrações". "Em todas as cidades celebramos o mesmo mistério da fé cristã, - a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus, - mas depois, aquilo que são as caraterísticas de cada um sobressaem de forma muito específica, não só nos dias que são valorizados, mas também nas expressões em que essa fé se manifesta", resume.


O mesmo responsável refere que os momentos culturais associados à Semana Santa de Braga comprovam que a Igreja está aberta a todos, independentemente das questões associadas à fé. "Reconhecemos que estas expressões da arte nos ajudam também a entender e a celebrar melhor o mistério da paixão, da morte e da ressurreição. Portanto, penso que é uma simbiose muito natural da Igreja no encontro com a arte e com as expressões artísticas, mas também esta da arte que dá este contributo, também, à vida religiosa", afirma.


Exposição valoriza a internacionalização da Semana Santa de Braga


Ricardo Rio, autarca local, assinala a importância da Semana Santa de Braga no seio da rede europeia, com Braga a manifestar-se "um membro muito ativo". Ressalvando que se trata também de uma semana santa "muito prestigiada junto dos pares", o autarca, que é responsável pelo pelouro da Cultura, lembra que todos ganham com a partilha de experiências, já que estas redes "suscitam iniciativas como esta exposição, que começa em Braga e se calhar vai percorrer as outras cidades, mas outras que tenham origem nessas cidades parceiras e que podem ser trazidas para a cidade de Braga", reitera.


Segundo Hugo Delgado, o que se pretende com esta mostra é "focar as diferenças entre umas e outras cidades com possibilidade de novos enquadramentos" de imagens de Braga a enviar para o exterior do que são as solenidades da Semana Santa de Braga.


A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os Municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o Município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os Municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija, Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.

Deixa-nos uma mensagem