ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: CMB/Sérgio Freitas
Pedro Magalhães

Cultura 19.07.2021 17H32

Braga lança prémio bienal de ilustração no valor de 8 mil euros

Escrito por Pedro Magalhães
Câmara de Braga lançou a 'Bienal de Ilustração - Prémio Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2021'.
Declarações de Lídia Dias, Pedro Seromenho e Paula Tavares

false / 0:00

A Câmara de Braga lançou hoje um prémio bienal de ilustração no valor de 8 mil euros, no âmbito de Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico.


Até 30 de setembro, cada ilustrador pode enviar um máximo de três trabalhos através desta plataforma, sendo que os trabalhos terão de refletir o património material e imaterial do eixo atlântico.


"Este prémio vai ao encontro da divulgação, descoberta e reconhecimento do talento de ilustradores que possam, de alguma forma, mostrar este noroeste peninsular. É necessário aos candidatos cumprir a ligação a este território e às suas particularidades", disse a vereadora da cultura de Braga, Lídia Dias, durante o lançamento do prémio.


Além dos 8 mil euros, o vencedor e mais catorze finalistas terão direito a uma exposição no evento “Braga em Risco – Encontro de Ilustração”, que este ano retoma a atividade para a sua 5ª edição e que, segundo o seu curador, "vai ser alavancado por este prémio".


"Um dos objetivos do Braga em Risco foi sempre o de promover novos valores, de dar espaço não apenas aos consagrados mas também a novos trabalhos", referiu Pedro Seromenho, personalidade que vai também fazer parte do júri que vai avaliar as ilustrações.


O júri é ainda constituído por Paula Tavares, diretora da Escola Superior de Design do IPCA, de Marta Madureira, diretora e docente do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA, e de Manel Cráneo, presidente da Asociación Galega de Profesionais da Ilustración, e de um representante do município de Braga.

Deixa-nos uma mensagem