Regional 09.06.2021 12H11
Braga não vai conseguir avançar para nova fase de desconfinamento
A confirmação foi deixada esta quarta-feira pelo presidente do município, Ricardo Rio. Hoje há reunião do Conselho de Ministros.
Braga não vai conseguir avançar para a nova fase de desconfinamento, admitiu esta quarta-feira o presidente da autarquia. O concelho regista atualmente 177 casos de covid-19 por 100 mil habitantes.
Esta manhã, Ricardo Rio, apontou que o número de internamentos é baixo e o processo de vacinação está a decorrer sem problemas, mas o número de novos casos não deixa margem para dúvidas. “Vamos manter-nos acima do limiar do primeiro patamar de alerta e, portanto, não conseguiremos libertar-nos ao ponto de podermos desconfinar no próximo dia 14”, começou por referir o autarca que explicou que apesar do número de ocorrências “a situação sanitária tem estado relativamente controlada”.
O autarca bracarense considera que em causa está o “descuido” da população em geral e não apenas dos mais jovens.
A situação atual, de retoma mais lenta da atividade vai “criar obstáculos à atratividade do concelho” e prejudicar o setor do turismo, lamentou também o social democrata.
Numa altura em que se aproxima o São João, o autarca apela aos bracarenses que contribuam para a redução do número de casos de covid-19 através de comportamentos “rigorosos” nas festividades que devem ser valorizados também durante o Europeu.