ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 25.01.2023 07H00

Braga perde para Barcelona Capital Europeia da Democracia

Escrito por Liliana Oliveira
Título foi atribuído com base na escolha de dez mil cidadãos dos estados-membros do Conselho da Europa.

Barcelona é a primeira Capital Europeia da Democracia. Braga, que também estava no lote de cidades finalistas, bem como Bruxelas, perdem, assim, a corrida ao título, que foi atribuído, pela primeira vez, por cerca de dez mil cidadãos de todos os estados-membros do Conselho da Europa, depois da avaliação de um júri especializado, que selecionou as cidades finalistas.


A cidade espanhola será palco, entre setembro de 2023 e agosto de 2024, de um programa de atividades, que pretendem “fortalecer a democracia europeia”. Este programa será promovido em parceria com outras organizações e cidadãos.


O objetivo da Capital Europeia da Democracia é estabelecer um espaço de colaboração onde os cidadãos da Europa se reúnam, se envolvam, experimentem novas formas de democracia participativa e inclusiva em ação e se inspirem num programa abrangente pensado para promover a democracia e construir ou reconstruir a confiança dos residentes no espaço europeu.


Barcelona será reconhecida internacionalmente como um centro de inovação e educação para a participação ativa da sociedade.


 “A Capital Europeia da Democracia não apenas reconhece a excelência, mas também a aponta Barcelona como uma inspiração para os outros", disse  Marija Pejčinović Burić, secretária-geral do Conselho da Europa. 

Para o vice-presidente da Comissão Europeia, Dubravka Šuica, "depois de uma década de múltiplas crises e ataques aos nossos valores europeus, é hora de unir forças". "A Capital Europeia da Democracia criará um palco importante para o intercâmbio de melhores práticas democráticas e para experimentar novas formas de inovação democrática em ação", acrescentou.

Deixa-nos uma mensagem