ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: CMB
Elsa Moura

Regional 19.10.2024 17H41

"Braga podia ter juntado mais um nome feminino do PSD na lista de candidatas às autárquicas"

Escrito por Elsa Moura
Representação das mulheres sociais democratas na liderança das câmaras municipais é inferior a 10%. Ricardo Rio defende mudanças e avisa que não faltam quadros femininos preparados e disponíveis, nomeadamente em Braga.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, defende a entrada de mais mulheres para a liderança de candidaturas do PSD nas próximas eleições autárquicas e considera que o PSD em Braga pode ter perdido essa oportunidade.  O social democrata abordou o tema das autárquicas no seu discurso de abertura do 42º Congresso do PSD em Braga, este sábado de manhã.


Numa entrevista à RUM após a abertura do congresso, Ricardo Rio reafirmou que "não faz sentido absolutamente nenhum, num partido que tem um governo quase paritário, que tem uma representação parlamentar quase paritária entre homens e mulheres, que tem obviamente quadros muito qualificados do sexo feminino em todo o país e muitos deles seguramente disponíveis para abraçar essa mesma responsabilidade e esse mesmo desafio, que o PSD só tenha menos de 10% dos presidentes eleitos mulheres". "Obviamente que acho que é algo que tem que ser trabalhado e que não será por acaso que esse número é assim. Não é por falta de escolha", atira.


Questionado sobre se em Braga o PSD podia ter aproveitado a disponibilidade de uma mulher social democrata, no caso, Olga Pereira, para ser candidata à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio é taxativo: "Braga poderia ter juntado mais um nome a essa lista".


Sobre João Rodrigues, também seu vereador no executivo municipal e indicado pela concelhia do PSD e pela distrital de Braga do PSD, Ricardo Rio respondeu que ainda não tem sucessor do seu partido ao cargo e vincou mesmo que a coligação "ainda não tem candidato". "Há muitas etapas ainda a cumprir em termos de aprovação nos órgãos, auscultação dos militantes, de formatação da candidatura e da coligação. Temos que aguardar e cada etapa será cumprida no tempo próprio", atirou.


"Não acho que seja natural o presidente do partido anunciar este fim-de-semana o candidato do PSD à CMB"


Ricardo Rio adianta ainda à RUM que, também por isso, não espera que Luís Montenegro anuncie o candidato do PSD à Câmara Municipal de Braga este domingo, no final do Congresso. Em julho passado, Ricardo Rio sugeria, num artigo de opinião, que esse anúncio acontecesse neste congresso, mas considera que com os desenvolvimentos do processo já não fará sentido. "Era com outro calendário, era propondo outra metodologia, que não foi adotada, um outro processo, que não foi cumprido. Poderá acontecer, não conheço os planos do líder sobre essa matéria, mas não acho que seja algo natural", sustenta.


Ricardo Rio admite que a reconquista da Associação Nacional de Municípios faz sentido, mas "os resultados sobretudo dependem das soluções concretas nos territórios, nos protagonistas e projetos" desejando que o partido e as coligações que se venham a firmar "consigam ser as propostas mais qualificadas, mais representativas dos anseios dos cidadãos e consigam mobilizar os eleitores, a começar por Braga", mas referindo também, como exemplo, Guimarães.

Deixa-nos uma mensagem