ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Ana Sofia Leite/RUM
Redação

Regional 13.10.2021 12H46

Braga recebe exposição sobre a Índia rural, a 'Terra dos Sonhos' por cumprir

Escrito por Redação
O trabalho é da autoria de Cristina García Rodero, vencedora do World Press Photo, em 1993.
As declarações da fotógrafa.

false / 0:00

'Terra dos Sonhos' é a mais recente exposição a habitar a Praça da República, em Braga. O trabalho de Cristina García Rodero, patente até 9 de novembro, aborda o mundo rural da Índia e pretende dar voz às mulheres daquele país.


No ano de 2015, a fotógrafa espanhola esteve um mês e meio no distrito de Anantapur, no estado de Andhra Pradesh, e captou imagens em escolas, hospitais, centros de acolhimento, entre outros locais. Na apresentação da exposição, esta terça-feira, a vencedora do prémio World Press Photo, em 1993, falou dos problemas que encontrou naquela que é “uma das zonas mais pobres da Índia”.


Ao longo da sua jornada no país asiático, apenas por uma vez “colocaram entraves” ao seu trabalho, num centro de acolhimento para mulheres vítimas de violência. “Foi impossível fotografar. A ideia é ninguém saber onde estão aquelas mulheres e os filhos. A mulher na Índia é passada das mãos do pai para as mãos do marido”, alerta.


A exposição, composta por 40 fotografias, organizada pela Fundação La Caixa, no âmbito do programa 'Arte na rua', em colaboração com o BPI e a Câmara Municipal de Braga, conta também com o apoio da Fundação Vicente Ferrer. Cristina García Rodero explica que quis “evidenciar” e “respeitar” o trabalho desenvolvido por Vicente Ferrer, filantropo espanhol que ajudou, durante décadas, as pessoas mais desfavorecidas da Índia.



*Escrito por Ana Sofia Leite



Deixa-nos uma mensagem