ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: CM Braga
Catarina Martins

Cultura 13.05.2022 20H55

Braga Romana regressa com mais de 200 atuações em cinco dias

Escrito por Catarina Martins
A Deusa Flora é a inspiração desta edição, que conta com 72 horas de programação.
Declarações de Sílvia Faria, chefe da Divisão da Cultura, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

false / 0:00

'Mente sã, corpo são' é o lema da edição deste ano da 'Braga Romana - Reviver Bracara Augusta'. Após dois anos de interrupção devido à pandemia, a cidade bracarense volta a acolher o evento entre os dias 25 e 29 de maio.


A apresentação da XVIII edição decorreu esta sexta-feira, nas Termas Romanas do Alto da Cividade. Durante cinco dias, a cidade vai reviver uma época com mais de 2 mil anos de história, através de apresentações de teatro, concertos, espetáculos de dança e recriações históricas.


Para Sílvia Faria, chefe da Divisão da Cultura, não poderia haver outro tema mais adequado. "Depois de dois anos de interrupção, nada como a procura da superação do interior, do corpo e do equilíbrio da mente para ultrapassar as dificuldades", considera.


Na cerimónia de abertura, quarta-feira, vão participar cerca de 2.600 crianças e 80 entidades, entre escolas, grupos de teatro e associações. Já o cortejo triunfal, agendado para sexta-feira, vai contar com mais de mil participantes e cerca de 40 entidades. No sábado, quatro crianças vão receber o batismo romano e no domingo regressa o ritual do casamento. À noite, o funeral romano encerra a programação. O mercado romano vai contar com a participação de 115 mercadores.


A XVIII edição tem como inspiração a Deusa Flora, "uma força da natureza e da divindade da Primavera", e conta com uma programação de 72 horas, mais de 200 atuações em cinco palcos, 120 actividades pedagógicas e mais de 70 entidades associativas e escolares.


Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, trata-se de um "projeto mobilizador, que tem o mérito de agregar cidadãos, comerciantes, instituições, associações e escolas, sendo também parte integrante da estratégia de divulgação da História e do Património desta Cidade Bimilenar´. 


"Trata-se de um excelente exemplo do cartão de visita da cidade de Braga pela capacidade de mobilização e pela diversidade de iniciativas que engloba", sublinha Ricardo Rio.


A programação conta ainda com a divulgação de um documentário, a 24 de maio, sobre Bracara Augusta e também com a participação de 15 restaurantes da cidade, que "vão disponibilizar menus romanos", segundo Rui Marques, diretor-geral da Associação Empresarial de Braga.


Toda a programação está disponível aqui.

Deixa-nos uma mensagem