ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: CM Braga
Catarina Martins

Regional 22.06.2022 14H10

BragaHabit vai reabilitar onze blocos no Bairro das Andorinhas

Escrito por Catarina Martins
O Instituto de Habitação e Reabilitação aprovou um financiamento de cerca de 2,5 milhões de euros.
Declarações de Carlos Videira, administrador da BragaHabit.

false / 0:00

A BragaHabit vai reabilitar onze blocos no Bairro das Andorinhas num investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. A empresa que gere os apoios sociais à habitação do Município de Braga acaba de ver aprovadas, pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), as primeiras candidaturas submetidas no âmbito do Programa 1.º Direito.


Em entrevista à RUM, Carlos Videira, administrador da BragaHabit, adianta que, até ao momento, foram já aprovadas quatro candidaturas que correspondem a um total de 48 fogos habitacionais. "É uma aprovação muito importante porque vai permitir-nos avançar com os procedimentos de contratação pública para fazermos reabilitação integral no Bairro da Andorinhas que era o nosso objetivo para este ano de 2022", revela.


"Já temos quatro candidaturas aprovadas que correspondem a onze blocos e a um total de 48 fogos, num investimento da parte do IHRU de cerca de 2,5 milhões de euros e é muito provável que nos próximos dias recebamos mais aprovações", avança. Para Carlos Videira trata-se de um dos "maiores investimentos de sempre em habitação, não só a nível nacional pela dimensão do programa, mas também certamente a nível local".


O Município de Braga e a empresa municipal estão a trabalhar, desde já, numa revisão da Estratégia Local de Habitação, no sentido de identificar mais agregados familiares que possam beneficiar deste programa de apoio, seja por via da integração na Lista de Espera para Habitação Social da BragaHabit, seja por via da figura de Beneficiários Diretos, no caso dos proprietários que cumpram os critérios de elegibilidade. O administrador espera que as alterações sejam colocadas a votação na Assembleia Municipal prevista para o mês de setembro, para depois remeter novamente ao Governo e ao IHRU.


BragaHabit vai auscultar agora moradores do Bairro das Enguardas


Esta segunda-feira, a BragaHabit realizou uma sessão de esclarecimento dirigida aos proprietários de habitações e residentes no Bairro das Enguardas, com o objetivo de informar sobre os procedimentos necessários para a apresentação de candidaturas a este programa, tal como aconteceu na sessão realizada em março com os moradores do Bairro das Andorinhas.


O administrador da BragaHabit adianta já terem sido submetidas a totalidade das candidaturas do Bairro das Andorinhas no que diz respeito à habitação pública, as candidaturas relativas à Praceta Padre Sena de Freitas e que em breve serão também submitadas as candidaturas relativamente ao Bairro das Enguardas.


"O nosso objetivo é continuar estes dois processos em simultâneo, ou seja, a apresentação de mais candidaturas e a concretização das já aprovadas através dos procedimentos de obras que vamos iniciar nas próximas semanas", refere. "Terão que ser necessariamente concursos públicos e, portanto, esperamos depois do verão começar as obras de reabilitação integral", complementa. 


Para efetuar as candidaturas ao Programa 1.º Direito os moradores devem contactar os serviços da empresa municipal através do número de telefone ou através do e-mail 1direito@bragahabit.pt.

Deixa-nos uma mensagem