ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

BRAVAL
Elsa Moura

Regional 26.11.2022 07H00

Braval de portas abertas à comunidade este sábado

Escrito por Elsa Moura
A ação faz parte do programa dedicado à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que está a decorrer até dia 27.

Ao todo são cerca de 60 ações de sensibilização que pretendem fazer a sociedade civil refletir sobre a importância da prevenção de resíduos através da redução, reutilização e reciclagem. Na região, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é assinalada há oito anos consecutivos pela Braval.


Desde palestras nas escolas a ações de sensibilização em instituições e empresas, a Braval tem procurado chamar à atenção para o tema e aproximar-se da sociedade civil.


Uma das iniciativas que este ano se repete é a abertura de portas do ecoparque à comunidade em geral, este sábado, para que os residentes na região possam conhecer de perto o trabalho que é feito depois da recolha nos ecopontos junto às suas casas. A visita arranca às 10h30. Em troca de resíduos recicláveis, serão oferecidos Kit’s ecoponto.


Até dia 27 deste mês estão previstas sessenta ações, promovidas por 25 entidades e abrangendo milhares de pessoas.


Numa nota enviada à RUM, a Braval "congratula-se por este número de ações e participantes, dada a pequena dimensão da área abrangida (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), por ter conseguido mobilizar tantas pessoas para a problemática da prevenção de resíduos, através da redução, reutilização e reciclagem, é motivo de regozijo".


Entre as ações realizam-se palestras, workshops de reutilização de resíduos, recolhas de bens em segunda mão para doação, recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, mercados de segunda mão e de trocas, ações de limpeza e de plogging, sensibilização nas empresas e sensibilização nas redes socais.


Deixa-nos uma mensagem