ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Regional 04.05.2021 11H39

Câmara de Braga aprova protocolo para cidadãos carenciados terem acesso a medicamentos

Escrito por Liliana Oliveira
Cada beneficiário terá afeta uma verba de 100 euros, até o montante máximo de 25 mil euros anuais.

A Rede Solidária do Medicamento, no âmbito de um protocolo a celebrar com a associação Dignitude, foi aprovada por unanimidade, na reunião do executivo municipal, esta segunda-feira. Em causa está um programa social que possibilita aos cidadãos em situação de carência económica o acesso aos medicamentos essenciais e que lhe são prescritos por receita médica, sendo da competência do Gabinete Municipal de Saúde do Município de Braga a referenciação desses cidadãos. A adesão é feita com total anonimato. Para qualquer esclarecimento pode contactar o Gabinete Municipal de Saúde através do número 253277099 ou do e-mail gab.saude@cm-braga.pt.


Cada beneficiário terá afeta uma verba de 100 euros, até o montante máximo de 25 mil euros anuais. O restante montante financeiro necessário à concretização do programa é obtidos pela Dignitude através de donativos canalizados para o Fundo Solidário, utilizado apenas para a comparticipação dos medicamentos prescritos aos beneficiários.Aos beneficiários será entregue um cartão abem: bastando apresentá-lo numa Farmácia à sua escolha para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos.

A Dignitude agrega vários agentes dos sectores da saúde, social, empresarial e a sociedade civil para lançar uma resposta inovadora e abrangente ao problema da falta de acesso aos medicamentos.


A proposta mereceu o voto favorável das forças partidárias da oposição, mas mereceu o reparo da vereadora da CDU, Bárbara Barros, que denotou o reforço que tem sido feito pela Câmara Municipal em competências na área da saúde, quando “estas respostas deviam estar a ser garantidas pelo SNS e pelo Ministério da Saúde”. "Se os outros não fazem, fazemos nós", respondeu o presidente da autarquia, Ricardo Rio.

Deixa-nos uma mensagem