ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 06.03.2024 15H05

Candidaturas abertas para mestrado em cibersegurança. Aulas vão decorrer em quatro países

Escrito por Vanessa Batista
Mestrado está integrado na Aliança Arqus. Estudantes terão aulas nas universidades de Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia), Granada (Espanha) e UMinho (Portugal). Inscrições para a segunda fase terminam a 15 de março.
Declarações do coordenador do mestrado em Cibersegurança na UMinho, Henrique Santos.

false / 0:00

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Cibersegurança que junta a Universidade do Minho a mais três academias europeias, são elas: Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e Granada (Espanha). Este é o segundo curso europeu integrado na Aliança Arqus.


São 30 as vagas disponíveis para esta formação de segundo ciclo que irá permitir a mobilidade dos alunos entre os quatro campi. A segunda fase de candidaturas está aberta até 15 de março, sendo que as mesmas devem ser executadas no site da Arqus. A última fase de inscrições irá decorrer em junho.


A RUM conversou com o coordenador do mestrado na UMinho, Henrique Santos, que frisa que a mobilidade é o grande desafio das instituições, visto que o primeiro semestre irá decorrer em Pádua, o segundo em Vilnius, o terceiro em Granada e o quarto na UMinho onde os alunos irão realizar a sua dissertação. 


De modo a facilitar a circulação entre países e campi, os alunos poderão usufruir quer do programa Erasmus quer de bolsas proporcionadas pelo projeto ´Ciber Action` que beneficia da ligação com duas empresas em cada um dos países parceiros. Em Portugal, a UMinho conta com o apoio da DigitalSign, de Guimarães, e a Eurotux Informatica, de Braga. Estas entidades terão um papel relevante também no momento de os estudantes elaborarem a sua tese, visto que serão desafiados com um exercício prático. 


As propinas deverão rondar os 3.000 euros que serão divididos pelas instituições de ensino superior. Quanto ao processo de acreditação, as regras foram definidas pela Comissão Europeia, o que permite que o relatório elaborado seja usado no conjunto de países, logo todos irão beneficiar desta única acreditação. 


A Aliança Arqus é composta pelas academias de Granada (Espanha), Lyon (França), Pádua (Itália), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha) e Wroclaw (Polónia).

 

Deixa-nos uma mensagem