ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Regional 19.07.2021 19H19

Canil Municipal de Braga vai ganhar nova localização em 2022

Escrito por Liliana Oliveira
A nova localização ainda não está definida, mas será na periferia do concelho. Voluntários podem voltar ao Canil Municipal a partir da próxima semana.
Ricardo Rio, presidente da CMB, e Rui Morais, da Agere, empresa gestora do canil municipal, sobre o presente e o futuro do Centro de Recolha Oficial

false / 0:00

O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga vai ganhar uma nova localização, no início de 2022.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, depois da visita ao canil, esta segunda-feira.


A nova morada do Canil Municipal ainda não está definida, mas será na periferia do concelho, para evitar que "a convivência animal" se torne um incómodo para os moradores das imediações. Segundo o autarca, a deslocalização desta valência vai assegurar "melhores condições em termos de acessibilidade e funcionamento". 


"O Centro de Recolha há uns anos era designado como um verdadeiro matadouro e, ao longo dos últimos anos, houve um compromisso do município e da Agere, no sentido de criar melhores condições, como a ampliação e conforto dos espaços", apontou Ricardo Rio.


"O atual CRO será um espaço de retaguarda para esterilização e recobro. Será mais uma clínica e, depois, teremos um espaço para termos os animais", explicou ainda Rui Morais, presidente do conselho administrativo da AGERE, empresa gestora do canil municipal. A obra será financiada pelo município e da responsabildiade da Agere.



Há mais de 100 animais à espera de dono, apesar do número de adoções estar a crescer


Este ano, foram adotados 235 cães e 219 gatos, números que se aproximam dos de 2020, ano em que as famílias levaram para casa 316 cães e 192 gatos. Ainda assim, há, neste momento, 55 cães e 56 gatos, metade deles crias, que estão prontos para adoção. Perante os números, Ricardo Rio garante que o CRO "tem cumprido a sua missão, que é a de permitir a reintegração destes animais na sociedade".


Rui Morais revelou que já foram financiadas cerca de "mil esterilizações", na tentativa de controlar a reprodução de animais errantes do concelho. A empresa municipal tem investido, conjuntamente com as clínicas veterinárias, 150 mil euros, em cuidados de saúde prestados, custo que era anteriormente assumido pelas associações de animais e que passou a ser uma comparticipação direta por parte do município.


Ricardo Rio fez ainda saber que os voluntários das associações, que estavam impedidos de realizar as tarefas por força da pandemia, poderão voltar ao Centro de Recolha, a partir da próxima semana. No entanto, assegurou o autarca, "mesmo na sua ausência, nada faltou aos animais". 


Se está interessado em adotar um animal, contacte o Centro de Recolha Oficial, através do e-mail crobraga@agere.pt.

Deixa-nos uma mensagem