ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 29.07.2020 11H42

CDS acusa Governo de "incompetência" e exige reposição do Comboio Celta 

Escrito por Vanessa Batista
Presidente da concelhia do CDS/PP, Altino Bessa, defende que a ligação ferroviária com a Galiza é essencial para o turismo da região Norte, em especial, para Braga. 

O presidente da concelhia do CDS/PP acusa o Governo liderado por António Costa de "incompetência". Altino Bessa defende que o executivo "não tem feito tudo o que está ao seu alcance" para reanimar o sector do turismo de um período de asfixia devido à pandemia de Covid-19. 


Em causa está a retoma da circulação do Comboio Celta que faz a ligação entre o Porto e Vigo. A retoma da circulação desta valência terrestre aguarda decisão da CP e da espanhola Renfe, cujas propostas apresentadas estão em fase de apreciação. As fronteiras entre os dois países da Península Ibérica reabriram no dia 1 de Julho.


O também vereador com o pelouro do turismo na Câmara Municipal de Braga, frisa que o sector do turismo está a passar dificuldades. Actualmente, a cidade dos arcebispos regista taxas de ocupação a baixo dos 30%, muita da hotelaria continua em lay-off e a restauração e o comércio local estão a fazer um esforço para sobreviver. 


O centrista alega que o Governo não está a fazer o seu papel, visto que não foram criadas condições para minimizar os danos, em especial no sector do turismo. 


"Tenho a certeza que se existisse uma situação semelhante em Lisboa o problema já estaria resolvido", declara. 


Para Altino Bessa a circulação do Comboio Celta iria trazer benefícios para as regiões do norte de Portugal em termos turísticos, visto que as ligações aéreas estão condicionadas. 

Deixa-nos uma mensagem