ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

ILCH, UMINHO
Elsa Moura

Academia 08.04.2021 11H41

Centro de Estudos Humanísticos organiza colóquio dedicado às migrações

Escrito por Elsa Moura
Entre os dias de hoje e amanhã serão apresentados 18 projetos distintos relacionados com as migrações que resultará numa carta com recomendações a apresentar em maio na conferência europeia das Humanidades.
Professor do ILCH, Orlando Grosseguesse, ouvido esta quinta-feira pela RUM

false / 0:00

Entre os dias de hoje e amanhã o Centro de Estudos Humanísticos da UMinho realiza um colóquio que visa a apresentação de 18 projetos sobre migrações, com diferentes perspetivas, e que resultará numa carta de recomendação a apresentar num outro colóquio internacional, em maio.


A sessão de abertura está agendada para as 14h00 com a presença do presidente do Conselho Internacional da Filosofia e das Ciências Humanas (CIPSH) da UNESCO.


O professor do ILCH, Orlando Grosseguesse, afirma que este não é um evento apenas académico. Em declarações à RUM, o docente explicou que ao longo dos dois dias vão ser conhecidas “abordagens diversas” através de pessoas que trabalham esta componente. 

O evento “não é puramente académico”. "Faz a ponte entre organizações de cariz humanitário no terreno e projetos académicos nesta área que têm um forte compromisso com intervenções que em grande parte são projetos europeus financiados”, explica.


No colóquio, “o público em geral pode tomar conhecimento destes projetos até porque depois será redigido um documento com algumas recomendações para políticas na área das migrações”. 

Segundo o docente da UMinho, a carta aberta abordará “fatores de necessidades básicas, mas também fatores que garantem qualidade de vida e que não se medem apenas por fatores materiais”.


De acordo com Orlando Grosseguesse, os contributos chegam do Brasil, de Braga e de outros pontos do país.


O evento, inteiramente em inglês e organizado pela UMinho, antecede a Conferência Europeia das Humanidades, no início de maio (5 a 7), e ligada à Presidência Portuguesa da Comissão Europeia.


Esta sexta-feira o docente lançará algumas ideias "que possam guiar o documento sobre o papel das humanidades na área das migrações”. “Espero que com os contributos dos participantes cheguemos a um primeiro esboço. A ideia é apresentar esta carta aberta no Congresso Europeu das Humanidades, no âmbito da mesa redonda Migração e Diversidade”, finaliza.

Deixa-nos uma mensagem