ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Tiago Picas/RUM
Redação

Regional 24.02.2023 11H23

Centro Social Vale do Homem apresenta três projetos sociais

Escrito por Redação
As valências abrem portas a 1 de março e as inscrições já estão abertas.
 Sara Sousa, enfermeira especialista na área da reabilitação.

false / 0:00

O Centro Social Vale do Homem (CSVH), apresentou, esta quinta-feira, três novos projetos sociais destinados à comunidade. As propostas envolvem o Centro de Reabilitação Motora e o Serviço de Apoio ao Domicílio, sediados no felizMENTElar, em Gualtar, e o Centro de Dia, instalado na Casa da Alegria, em Vila Verde.


Em conferência de imprensa, Jorge Pereira, presidente do CSVH, explicou que as valências pretendem ir ao encontro das “necessidades dos utentes e das suas famílias”, e que compreendem a “cidade de Braga e os concelhos limítrofes de Vila Verde e Amares”.


O Serviço de Apoio ao Domicílio, denominado FELIZemCasa, procura prestar cuidados individualizados na casa dos utentes. Andreia Costa, diretora de serviços da Casa da Alegria, destaca a resposta social como “diferenciadora”, uma vez que “o utente pode usufruir de serviços de enfermagem e fisioterapia, assim como do centro de reabilitação motora”.


Também integrado no felizMENTElar, o Centro de Reabilitação Motora acompanha a área da medicina física. Sara Sousa, enfermeira especialista na área, realça a “vasta equipa de profissionais” que desenvolve planos de reabilitação e “promove a autonomia e o bem-estar dos utentes”.


Já o Centro de Dia, especializado em doentes de alzheimer e outras demências, visa retardar a progressão da doença. A responsável pelos serviços da Casa da Alegria, sublinha os horários alargados, sem paragens, e a possibilidade de transporte para os utentes. “Dispomos de espaços interiores como a sala sensorial, de música e de fisioterapia, assim como espaços exteriores como o jardim terapêutico e sensorial”, acrescenta.


Jorge Pereira fala ainda em dar “prioridade a clientes institucionais”. O primeiro será o jardim de infância de Gualtar, vizinho do felizMENTElar, que com “90 crianças irá usar, semanalmente, a piscina dinâmica e toda a zona do SPA” do Centro de Reabilitação Motora.


As candidaturas para usufruir dos espaços estão agora abertas.


*Escrito por Tiago Picas

Deixa-nos uma mensagem