ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 17.08.2020 11H26

Centros de saúde de Braga com número de consultas próximo do ano anterior

Escrito por Elsa Moura
Director do ACES de Braga apela à compreensão da população e ao contacto prévio via telefone ou e-mail.

Os centros de saúde do ACES Cávado I conseguiram realizar praticamente o mesmo número de consultas nos primeiros meses deste ano comparativamente ao ano anterior, ainda que uma grande percentagem tenha acontecido por telefone ou vídeo-chamada. Estas soluções continuam a ser as aconselhadas pela administração que apela à compreensão dos utentes.


"Qualquer utente para marcar consulta deve primeiro contactar o seu centro de saúde por telefone ou e-mail", lembra o director Domingos Sousa. Reconhecendo algumas reclamações por parte de utentes que denunciam dificuldades diárias no atendimento de telefones, o responsável explica que as centrais telefónicas “são muito antigas” e que está em curso um projecto que visa modernizar as linhas, transformando as chamadas telefónicas em digitais. Sempre que possível, é aconselhavel que esse contacto seja feito via e-mail.


Segundo Domingos Sousa, há uma primeira avaliação feita pelo centro de saúde e só depois é definido se a consulta deve ou não ser realizada presencialmente. Certo é que "as consultas mantêm o registo de anos anteriores".


O dirigente sublinha que há regras de limitação de pessoas em espaços fechados em todos os locais e que os centros de saúde não são nem podem ser excepção, apelando à compreensão e cumprimento das regras impostas por parte da comunidade.


A instituição está actualmente a preparar o próximo Inverno em que as medidas serão reforçadas para não sobrecarregar as unidades de saúde.

Deixa-nos uma mensagem