ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: EPA
Redação

Internacional 04.11.2024 12H28

Cheias em Espanha. Catalunha e Valência sob aviso laranja

Escrito por Redação
As autoridades fizeram um apelo ao teletrabalho esta semana em todas as atividades que não estejam relacionadas com os serviços essenciais e decidiram manter as escolas e universidades fechadas nos próximos dias. 

As comunidades de Valência e da Catalunha permanecem, esta segunda-feira, sob aviso laranja, o segundo de uma escala de três. Segundo a RTP, Valência começou o dia sem aulas, com restrições de trânsito e trabalhos de recuperação. Na Catalunha, a Proteção Civil enviou um aviso de perigo para os telemóveis dos habitantes de Baix Llobregat, uma região com 800 mil habitantes que faz fronteira com a área metropolitana de Barcelona.


O governo regional da Comunidade Valenciana, onde morreram pelo menos 213 pessoas no temporal de terça-feira da semana passada, decidiu prolongar por 48 horas a proibição de acesso a dez localidades nos arredores da cidade de Valência, que foi pela primeira vez adotada no domingo. As autoridades justificam a decisão com o objetivo de facilitar os trabalhos de garantia e restabelecimento dos serviços essenciais nas zonas afetadas, incluindo a distribuição de água e alimentos e a reposição total do fornecimento de energia e das telecomunicações.


Em Valência, os trabalhos das equipas de resgate estão a concentrar-se agora em garagens e parques de estacionamento que permanecem alagados. Há ainda cerca de três mil casas sem eletricidade e metade das redes de telemóvel ainda não foram repostas.


A Guardia Civil, que aumentou para cerca de 5.200 o número de efetivos destacados nas zonas da província de Valência afetadas pela DANA, realizou mais de 36.115 salvamentos e resgates de pessoas em povoações e nas vias rodoviárias.


Quase uma semana após o temporal, a província de Valência, a mais afetada pelas cheias e onde vivem mais de 2,6 milhões de pessoas, continua a ter estradas cortadas ou condicionadas, assim como limitações nas redes do metro e dos comboios suburbanos.


Oito estradas nas províncias de Valência e Castellón permanecem fechadas ou intransitáveis esta segunda-feira devido às fortes chuvas causadas pelo temporal.


c/ RTP

Deixa-nos uma mensagem