Regional 14.04.2025 12H15
Chuva ameaça ativação de 'plano B' para Semana Santa de Braga
Com previsão de chuva para toda a semana, a comissão da Semana Santa de Braga poderá mesmo ter de ativar o plano B que preparou caso não se reúnam as condições para a saída das procissões noturnas
A comissão da Semana Santa de Braga já tinha revelado a preparação de um "plano B" para as procissões noturnas de Braga, mas as previsões do IPMA nestes dias que antecedem a Páscoa parecem confirmar que os cenários alternativos serão utilizados pela organização. A chuva chegou esta manhã de segunda-feira à cidade dos arcebispos e, segundo o IPMA, por cá deverá ficar ao longo de toda a semana.
Por ocasião da apresentação da programação de 2025, o presidente da comissão, o Cónego Avelino Amorim, mencionou um plano B "estruturado e para todos os momentos" dependendo da entidade. A ideia surgiu depois de em 2024 a organização ter sido obrigada a cancelar todas as procissões. Aliás, não é a primeira vez que tal acontece. "Cada entidade promotora entende o seu plano B. Passará aqui pela Catedral, por momentos celebrativos e evocativos e que são evocados também na procissão. Portanto, o plano está preparado", explicou na ocasião, ainda que manifestando esperança que não fosse necessário.
Recorde-se que desde 2023 que as procissões noturnas da Semana Santa de Braga têm sido canceladas por motivos relacionados com o mau tempo.
Procissões noturnas entre quarta e sexta-feira
De acordo com o programa, as procissões noturnas iniciam todas às 21h30. A primeira [Cortejo Bíblico Vós Sereis o Meu Povo - Procissão da Burrinha] está agendada para quarta-feira, 16 de abril, com início e fim na Igreja de S. Victor.
Na quinta-feira, 17 de abril, a procissão Ecce Homo tem início na Igreja da Misericórdia. E na sexta-feira, a procissão Enterro do Senhor, arranca na Sé Catedral de Braga.