ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

A banda AYOM, de Jabu Morales, atua no dia 16 de julho 
Tiago Barquinha

Cultura 22.04.2021 15H47

Ciclo Terra apresenta programação dedicada à cultura brasileira

Escrito por Tiago Barquinha
Além de espetáculos musicais, a iniciativa organizada pela associação vimaranense Capivara Azul é composta por sessões de cinema.

Quatro concertos e quatro sessões de cinema. O ciclo Terra está de volta a Guimarães e, na terceira edição, vira-se para a cultura brasileira. A programação de 2021 arranca em maio e prolonga-se até outubro no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.


O primeiro concerto, no dia 21, é de Selma Uamusse, artista moçambicana radicada em Portugal. O álbum ‘Liwoningo’, lançado no ano passado, foi produzido pelo brasileiro Guilherme Kastrup. Seguem-se AYOM, banda liderada por Jabu Morales e composta por músicos de várias latitudes que se encontram na Península Ibérica, no dia 16 de julho, e Luedji Luna, artista baiana que junta ritmos afro-brasileiros, R&B, jazz e blues, no dia 31 de outubro.


Uma das novidades deste ano do ciclo Terra é a inclusão do cinema, com quatro longas-metragens, todas realizadas por mulheres brasileiras, que serão exibidas no mesmo fim-de-semana dos concertos. O cartaz é formado por ‘A Febre’, de Maya Da-Rin (22 de maio), ‘Chão’, de Camila Freitas (17 de julho), ‘As Boas Maneiras’, de Juliana Rojas e Marco Dutra (2 de outubro), e ‘Baronesa’, de Juliana Antunes (30 de outubro).


Segundo a presidente da Capivara Azul, associação cultural organizadora do evento, a ligação ao Brasil deve-se ao facto de se tratar de “um país irmão” e também por ser “um dos palcos onde se abordam as questões mais prementes da sociedade”. “Os discursos anti-racistas, pós-colonialistas, ambientalistas e feministas, por exemplo, estão a ser discutidos no Brasil com mais veemência. A música e o cinema são formas privilegiadas de nos colocar em contacto com o que está a ser pensado”, refere Luísa Alvão.



Artista chinesa integra programação


O ciclo Terra, dedicado às músicas e cinema do mundo, abre a porta também a uma artista chinesa. Liu Fang, uma das mais eminentes solistas de pipa, instrumento tradicional do país asiático, vai atuar no dia 1 de outubro, estabelecendo-se assim uma relação com a coleção de arte chinesa antiga do CIAJG.


Toda a programação do ciclo Terra decorre num espaço que é gerido pela cooperativa cultural Oficina. Adelina Paula Pinto, presidente da estrutura e vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Guimarães, enaltece a relação entre as associações e os espaços culturais do concelho. “A Capivara Azul não está apenas a programar concertos, mas sim a criar uma ligação ao que já existe. Estas sinapses no nosso território fazem todo o sentido”, argumenta.


Os bilhetes para cada um dos concertos têm preços entre os 5 euros (para portadores do Cartão Quadrilátero Cultural), 7,5 euros (menores de 30 anos e outros descontos A Oficina) e 10 euros (público geral) e dão acesso às exposições do CIAJG no dia do espetáculo, bem como à sessão de cinema do respetivo fim-de-semana. Os bilhetes para as sessões de cinema custam 3,5 euros, sendo a entrada gratuita para os associados do Cineclube de Guimarães.

Deixa-nos uma mensagem