ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Pedro Pinheiro Augusto
Tiago Barquinha

Regional 14.10.2021 07H00

Cidadão denuncia “corte ilegal” de árvores no Parque das Camélias; CM Braga refuta acusações

Escrito por Tiago Barquinha
As intervenções terão acontecido este ano, a propósito da construção de uma escadaria em granito.
As declarações de Pedro Pinheiro Augusto.

false / 0:00

Um cidadão bracarense acusa a Câmara de Braga de colocar em risco a saúde de cinco árvores do Parque Urbano das Camélias. Em causa está o alegado corte das raízes de dois sobreiros e o aterro dos troncos de outras duas árvores do mesmo tipo, além de ter sido dado tratamento semelhante a um pinheiro.


As intervenções terão acontecido este ano, a propósito da construção de uma escadaria em granito no parque que fica situado junto do Parque de Campismo e da Escola Profissional. 


Em declarações à RUM, Pedro Pinheiro Augusto enaltece que “o sobreiro é um árvore protegida” e que o seu corte, que classifica como “ilegal”, pode “causar a morte”. “O aterro de parte do tronco também é prejudicial porque expõe o tronco a ataques de insetos e de fugos, a humidade e ao bolor”, complementa. 


Considerando que a intervenção por parte da Câmara de Braga teve o objetivo de “acertar cota no patamar”, lamenta que tenha sido “cortada a raiz no sítio onde não cabia a pedra”.


Contactado pela RUM, o vereador do Ambiente assegura que a autarquia “não cometeu qualquer ilegalidade” e que “a salvaguarda das árvores foi garantida” aquando das obras no Parque Urbano das Camélias. Altino Bessa desafia ainda Pedro Pinheiro Augusto a fazer uma denúncia, caso considere que houve alguma infraçao.


O cidadão bracarense adianta que já expôs o caso ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Deixa-nos uma mensagem