Cultura 29.09.2024 07H00
Cineclube de Braga dedica sessões de outubro ao colonialismo português
Durante o mês, o LuckyStar apresenta filmes que debatem questões em África e na América do Sul, sempre às terças e quintas-feiras na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Colonialismo e memória vão estar em destaque na programação de outubro do LuckyStar – Cineclube de Braga. A lista de filmes em cartaz foi revelada esta semana e contempla longas e curtas-metragens que debatem temáticas de África e da América do Sul.
Durante o mês, o ciclo vai ser realizado às terças e quintas-feiras, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, sempre às 21h30. Aos microfones da RUM, a diretora artística, Jéssica Sérgio Ferreiro, sublinha que o objetivo é “estimular o pensamento” com o ciclo dedicado ao ‘Cinema Todo-Mundo: colonialismo e a memória do futuro’. Assim, apresenta “um conjunto de comunidades que na relação se constituem como um todo” e o cinema surge como "uma memória que está virada para o futuro”.
Entre as longas-metragens em cartaz, temas do Portugal colonial e pós-colonial e de situações que envolvem África, Brasil e Colômbia, a responsável explica que a seleção apresenta "filmes que tratam de questões em Angola, na Guiné e Moçambique e que de alguma forma também provocam a reflexão, que dão espaço a problematizar”, esclarece.
Além da exibição dos filmes, algumas das sessões vão contar com convidados “para gerar um debate com o público e criar uma conversa”. Com estas partilhas, Jéssica Sérgio Ferreiro considera que a arte cumpre a sua função, para que o público saia das sessões “enriquecido e com mais perguntas do que com respostas, o que é produtivo”.
A programação completa pode ser acessada aqui.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura