ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Catarina Martins/RUM
Catarina Martins

Cultura 27.03.2023 21H38

Alunos de Braga e Enghien-les-Bains criam curta-metragem de memórias nas cidades

Escrito por Catarina Martins
A apresentação de 'Cartografias Imaginárias' decorreu esta segunda-feira, no arranque da Semana da Leitura em Braga.
Declarações de Joana Miranda, coordenadora geral da Braga Media Art, e de Miguel De, artista convidado.

false / 0:00

No âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, os estudantes do 3º ciclo da EB 2,3 André Soares de Braga e do Collège Lycée Notre-Dame Providence de Enghien-les-Bains, colaboraram numa serie sessões de grupo e de residências artísticas em cada uma das cidades envolvidas, com o objetivo de construir um objeto audiovisual.


A iniciativa, que juntou alunos das duas cidades da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, resultou numa curta-metragem intitulada ‘Cartografias Imaginárias’. De acordo com Joana Miranda, coordenadora geral da Braga Media Arts, o projeto "desafiou os alunos a colocarem por palavras as suas memórias e sentimentos".


A apresentação do resultado final decorreu esta segunda-feira, no arranque da Semana da Leitura em Braga, o que, no entender de Joana Miranda, "fez todo o sentido". "Os estudantes traduziram as suas emoções e memórias através da palavra, através do texto, que depois leram e transformaram no filme", aponta, destacando "a grande complexidade de produção" e o resultado obtido que considera "positivo". Joana Miranda mostra ainda a intenção de replicar o projeto no futuro com diferentes cidades.


O português Miguel De e a francesa Lola Rossi foram os artistas convidados. De acordo com fotógrafo, os alunos foram primeiramente solicitados "a pensar sobre os lugares onde vivem e o impacto que estes têm nas suas vidas". Mais tarde, o processo criativo consistiu na construção de textos e na captação de fotografias e vídeos.


"Eles escreveram, leram os textos, refletiram sobre os espaços que escolheram. Apesar de ter resultado num filme visual, num objeto audiovisual, a palavra foi muito importante", sublinha.

 

O resultado final do projeto pode ser visualizado no canal de YouTube da Braga Media Arts.

Deixa-nos uma mensagem