ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Helena Pina Vaz, Diretora do CLIB. Foto: REVISTA MINHA
Elsa Moura

Regional 19.08.2021 07H00

CLIB disponível para receber refugiados afegãos em Braga

Escrito por Elsa Moura
Colégio Luso Internacional de Braga há seis anos que acolhe famílias refugiadas e já se manifestou aberto a receber cidadãos provenientes do Afeganistão.
Helena Pina Vaz, diretora do CLIB, em declarações à RUM

false / 0:00

Em Braga, o CLIB já se disponibilizou para acolher refugiados do Afeganistão, mas a diretora deste colégio com seis anos de experiência no acolhimento lamenta que mais uma vez o governo português se atrase a passar das palavras à ação. Contactada pela RUM, Helena Pina Vaz, explica que a disponibilidade do Colégio foi “imediata”, ainda que o mesmo não aconteça com as entidades governamentais.


Helena Pina Vaz explica que a disponibilidade do CLIB foi "imediata" assinalando que esta situação deixa a instituição "sensibilizada". O Alto Comissariado para as Migrações já foi contactado, mas "neste momento não há quaisquer acordos de instalação em Portugal, não há qualquer financiamento alocado a Portugal para isso nem há planos concretos para concretizar o acolhimento", alertou a responsável.


O CLIB é membro da comissão executiva da Plataforma de Apoio aos Refugiados. Helena Pina Vaz assume alguma "desilusão" perante a atitude de Portugal. Alerta que "quando se ouve dizer que Portugal está disponível, não é verdade, porque não está nada a nível oficial para de facto estar de portas abertas para estas pessoas".


A diretora do Colégio Luso Internacional de Braga há seis anos que acolhe famílias de refugiados de guerra de diferentes países. Olhando para a situação atual do Afeganistão, avisa que não há tempo a perder com excesso de burocracias. "Como em tudo fala-se muito, a situação é muito grave, de grande emergência, mas não se vai passar nada de muito animador que nos faça, a nós, portugueses sensibilizados para esta gravíssima situação, que nos possa descansar", lamenta.


Helena Pina Vaz recorda que o plano de acolhimento de refugiados relativo a 2018 está "atrasadíssimo", situação que deixa a organização pouco otimista quanto ao desenrolar deste processo, ainda que insista que o CLIB está preparado para acolher e ajudar famílias provenientes do Afeganistão.


Ora, esta quarta-feira ao final do dia, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse que Portugal espera receber refugiados do Afeganistão “tão breve quanto possível”, confirmando que o país deverá acolher cerca de 50 pessoas que cooperaram com os serviços da União Europeia.

Deixa-nos uma mensagem