ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Cultura 09.10.2020 20H55

Close Up arranca este sábado em Famalicão: conheça os destaques

Escrito por Redacção
Luis Buñuel é o cineasta mais representado na 5ª edição do observatório de cinema.

O Close Up - Observatório de Cinema arranca este sábado, dia 10, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. À 5ª edição, o ciclo apresenta-se sob o signo do cinema e da cidade e traz sessões comentadas, filmes-concerto e cinema para escolas.


Este ano, o realizador em destaque será Luis Buñuel, com cinco filmes exibidos, todos referentes ao período mexicano do espanhol, um dos quais acompanhado pelos Black Bombaim & Luís Fernandes. A banda barcelense de rock psicadélico e o artista electrónico, natural de Braga, vão musicar A Idade de Ouro, numa sessão marcada para as 21h45 de sábado, dia 10, naquele que é o chamariz do primeiro dia do evento. 


O formato de filme-concerto regressa no último dia do observatória, dia 17, à mesma hora, com a reunião entre a fadista Cristina Branco e o filme The River, do realizador Frank Borzage.


Para traduzir o cruzamento entre o espaço urbano e o cinema, o Close Up propõe a exibição de 30 filmes - menos dez que nas edições anteriores, por força da pandemia -, a maioria dos quais comentado e, entre os destaques, estão as introduções de Pedro Mexia ao filme Ele (no dia 11), de Luis Buñuel, de João Maia ao próprio filme Variações (dia 12) ou de Júlio Alves à sua obra Sacavém (dia 16), documentário que atravessa o cinema de Pedro Costa.


O Close Up também não esquece o cinema destinado às escolas, apresentando seis filmes, dois dos quais relacionados com os 75 anos desde o fim da II Guerra Mundial, casos de Grande Ditador, de Charlie Chaplin (exibido no dia 15, na Escola de Gondifelos), e de Debaixo do Céu de Nicholas Oulman (no dia 15, com sessão no grande auditório da Casa das Artes).


Na secção de cinema português, intitulada Fantasia Lusitana, o destaque é atribuído a Pedro Filipe Marques, documentarista com uma uma vasta carreira como editor de cineastas como Pedro Costa, Miguel Gomes, Margarida Cardoso ou Manuel Mozos e que terá três dos seus filmes exibidos em Famalicão.


Todo o programa do Close Up - Observatório de Cinema pode ser consultado, na íntegra, aqui.

Deixa-nos uma mensagem