ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Regional 28.07.2020 19H44

CM Guimarães organiza acções de prevenção nas escolas contra a SIDA

Escrito por Tiago Barquinha
O projecto dinamizado em parceira com a Fundação Portuguesa ‘A Comunidade Contra a SIDA’ e com o Ministério da Educação conta com a participação de estudantes da Universidade do Minho.

O Projecto Nacional de Educação pelos Pares 'Sexualidade e prevenção da infeção VIH/SIDA' vai ser implementado em quatro agrupamentos escolares de Guimarães no próximo ano lectivo. A Fundação Portuguesa 'A Comunidade Contra a SIDA' e a Câmara Municipal assinaram esta terça-feira um protocolo de cooperação que visa criar um conjunto de acções de formação relacionadas com o tema.


A nível local, a iniciativa promovida em conjunto com o Ministério da Educação arrancou em 2019/2020 nos agrupamentos educativos Santos Simões e João de Meira e no Estabelecimento Prisional de Guimarães. No entanto, devido à pandemia, o projecto foi suspenso e será agora retomado, juntando-se mais duas unidades escolares, ainda por anunciar.


A presidente do conselho de administração da fundação explica que o sistema de educação por pares convida “os jovens mais velhos a serem os mentores dos mais novos nas escolas”. “Começamos no sétimo e acompanhamos a turma até ao nono ano. Depois de os alunos concluírem o processo, passam a ser eles a dar as formações”, refere Filomena Frazão de Aguiar, acrescentando que, além da SIDA, serão abordados outros temas, como a violência doméstica e o consumo de álcool, tabaco e drogas.


O projecto é supervisionado por um docente indicado pelo Ministério da Educação - neste caso é o professor Duarte Barros -, sendo que um grupo de voluntários da Universidade do Minho fica encarregue de dinamizar as sessões com os alunos do terceiro ciclo. No próximo ano lectivo vão participar oito estudantes da academia minhota, o dobro em comparação com os que estiveram envolvidos em 2019/2020.


Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, este é o método mais eficaz porque os alunos universitários são “jovens mais próximos” dos que frequentam o 3º ciclo, “identificando-se mais facilmente com os seus problemas”.


Adelina Paula Pinto considera que existe “um preconceito de que a SIDA é um problema resolvido”, algo que, no seu entender, não corresponde à verdade. “Precisamos muito de transmitir essa mensagem, mesmo ao nível da sexualidade. É verdade que os alunos têm acesso à informação, mas devemos transformar essa informação em conhecimento”, acrescenta.



Guimarães acolhe uma das seis delegações da Fundação 'A Comunidade Contra a SIDA'


O Projecto Nacional de Educação pelos Pares 'Sexualidade e prevenção da infeção VIH/SIDA' é dinamizado pelo Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens, pertencente à Fundação Portuguesa ‘A Comunidade Contra a SIDA’ . Em Portugal existem delegações em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal, Vila do Conde e agora em Guimarães.


Destacando a importância da iniciativa, Filomena Frazão de Aguiar enaltece “a visão demonstrada por Guimarães para apoiar um tema tão importante como é a educação e a prevenção na área da saúde”.


Além do projecto educativo supracitado, a delegação do Minho, alojada na antiga estação da CP, na Av. João IV, fica também encarregue de fomentar a mobilização da sociedade na luta contra a SIDA e incentivar a investigação científica na área médica e psico-social.

Deixa-nos uma mensagem