ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Aluno de 13 anos da Escola Secundária de Alberto Sampaio foi atropelado esta semana nas imediações do estabelecimento. Pais exigem melhoria das condições.
Elsa Moura

Regional 07.11.2024 13H35

CMB constitui equipa multidisciplinar para avaliar segurança junto às escolas

Escrito por Elsa Moura
A revelação foi feita à RUM pela vereadora da Educação, esta quinta-feira. A equipa será constituída por técnicos dos pelouros da educação, mobilidade e ambiente. Surge depois de um atropelamento grave nas imediações da Alberto Sampaio.
Declarações de Carla Sepúlveda à RUM

false / 0:00

O Município de Braga está a constituir uma equipa de trabalho "multidisciplinar" para avaliar a segurança nas imediações das escolas do concelho. A revelação foi feita à RUM pela vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, esta quinta-feira, na sequência do atropelamento de um jovem de 13 anos numa passadeira junto à Escola Secundária Alberto Sampaio, ao final da tarde de terça-feira, 5 de novembro.


Contactada pela RUM, a vereadora Carla Sepúlveda revelou que existe uma comunicação diária com a escola, manifestando "total preocupação" com o estado de saúde do aluno e informou também que já esteve em contacto com a Associação de Pais da Escola Alberto Sampaio que endereçou um apelo para o reforço de intervenções, tendo como fim a segurança da comunidade escolar.


A constituição da equipa deverá contar com responsáveis dos pelouros da educação, mobilidade e ambiente tendo em vista "uma avaliação às imediações das escolas de uma forma geral" tendo em vista, "eventualmente o reforço de iluminação ou outra intervenção que possa promover mais segurança". Espera-se "uma análise de cada um no sentido da sua competência com a premissa de promover "maios segurança à volta das escolas".


O atropelamento aconteceu numa passadeira e o condutor ainda não foi identificado. Notando que o acidente possa ter acontecido por "negligência do condutor", admite que estas situações acabam por "chamar à responsabilidade" e o município "quer ficar com a consciência de que tudo tem feito no sentido da promoção da segurança". Por isso, a constituição desta equipa surge "no sentido preventivo e não remediativo", vinca. Ainda sobre a iluminação na referida rua, a informação disponibilizada pelas equipas internas do município é de que naquele momento "as luzes estavam ligadas" e será entretanto "medida a luz naquele local" para alterações que se possam entretanto verificar.


Deixa-nos uma mensagem