ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: TUB
Elsa Moura

Regional 31.01.2025 13H33

CMB defende homologação de tecnologia que detetou 8 mil ocupações indevidas em paragens

Escrito por Elsa Moura
Sistema foi instalado em apenas dois autocarros dos Transportes Urbanos de Braga e em três meses detetou 8 mil ocupações indevidas em paragens destinadas a autocarros.
Declarações de Olga Pereira à RUM

false / 0:00

A ocupação indevida de paragens de autocarro em Braga “é muito elevada”, situação comprovado nos últimos três meses com recurso a um sistema tecnológico implementado em apenas duas viaturas dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e também por nisso a vereadora com o pelouro da mobilidade, Olga Pereira, é uma defensora deste tipo de sistemas ainda que a sensibilização "seja sempre a primeira escolha [do município]".


O sistema piloto da Hayden AI registou um total de 8.000 eventos de ocupação indevida das paragens de autocarro ao longo dos três meses de teste. Os dias de maior incidência foram segundas-feiras (1.791 eventos) e domingos (3.385 eventos), evidenciando padrões de comportamento distintos entre dias úteis e fins de semana.


As ruas Nova de Santa Cruz, Bernardo Sequeira e Dom António Bento Martins Júnior foram as que registaram mais estacionamentos abusivos.


Contactada pela RUM, a vereadora com o pelouro da mobilidade refere que este número "é realmente muito elevado", esperando que a divulgação destes dados "possa servir de alerta". "Esperemos que as pessoas estejam atentas e percebam a importância de não estacionar nas paragens dos autocarros. O autocarro não pode encostar na paragem, as pessoas têm de se deslocar para a estrada para entrar e todos os constrangimentos para as pessoas com mobilidade condicionada que por vezes nem sequer conseguem apanhar o transporte público porque vir para a estrada pode não ser uma opção", exemplifica. A responsável admite que "as pessoas não estão completamente conscientes das implicações que isso [estacionamento indevido em paragens] tem na vida de muitas pessoas".


Com uma tecnologia apta a detetar estas infrações, Olga Pereira sugere a homologação do sistema "para poder fazer uso dele na sua plenitude". Ainda assim, isso implicaria "um sistema sancionatório para produzir o efeito desejável, a proibição de estacionamento das paragens de autocarro" que na realidade já resulta da lei, apesar de ser sistematicamente desrespeitada, lembra. A homologação deste equipamento seria posteriormente "uma opção a adotar" pela Câmara Municipal de Braga. No entanto, a lei de proteção de dados no nosso país ainda não permite a utilização deste tipo de sistemas que funcionam através da leitura de matrículas.


Os cinco locais com maior número de infrações registadas


1 EB Rua Nova de Santa Cruz @ Rua dos Lusíadas - 2.186 eventos

2 NB Rua de Bernardo Sequeira @ Rua dos Torneiros - 864 eventos

3 EB Rua Dom António Bento Martins Júnior @ Rua Doutor José Sousa Machado - 646eventos

4 EB Rua Nova de Santa Cruz @ Rua Albano Belíno - 564 eventos

5 EB Rua Nova de Santa Cruz @ Rua Monsenhor Ferreira - 539 eventos


Deixa-nos uma mensagem