ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR_airbnb
Elsa Moura

Academia 08.09.2020 08H42

CMB estimula disponibilização de alojamento local para universitários

Escrito por Elsa Moura
Autarca bracarense acredita que a solução pode ajudar ambas as partes.
Ricardo Rio em declarações à RUM

false / 0:00

A Câmara Municipal de Braga (CMB) está a desafiar os proprietários de alojamento local a disponibilizarem os imóveis para estudantes universitários.

Com o sector do turismo em quebra devido à pandemia, alguns proprietários estão abertos a novas soluções e esta pode ser uma alternativa viável ao negócio.


O corte no número de camas nas residências universitárias vai agravar a situação dos estudantes da academia minhota que a cada ano encontram mais barreiras para alugar casa na cidade. 

Segundo Ricardo Rio, o pelouro da Habitação “está a trabalhar para estimular a disponibilização de alojamento local para efeitos de habitação para estudantes universitários”.


Em Guimarães a autarquia apresentou vários espaços para residências universitárias. Em Braga,

o autarca assume que o único espaço que o município podia disponibilizar era a antiga Fábrica Confiança. Com críticas à “inércia do Governo na concretização dos projectos que ele próprio assumiu”, o autarca sustentou que os dois projectos em Braga propostos pela tutela (Escola D. Luís de Castro e DRM Braga) “já caíram”. Ricardo Rio “lamenta” que o projecto preconizado pela autarquia – residência universitária na antiga Fábrica Confiança – não tenha podido avançar no momento próprio”. 

O autarca disse ainda que não afasta a possibilidade de uma residência privada na antiga Confiança no futuro, já que “a conduta do estado central nesta matéria é irresponsável”.

Deixa-nos uma mensagem