ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 19.08.2020 07H00

CMB incentiva e apoia com 15 mil euros esterilização de animais

Escrito por Vanessa Batista
Ajudas são exclusivas para munícipes da cidade dos arcebispos. Fique a conhecer as condições.

O Município de Braga está a promover, até ao dia 23 de Novembro, um programa extraordinário de apoio à esterilização de animais de companhia. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de política de bem-estar animal e controlo da população errante e pressupõe um reembolso financeiro até ao total de 15 mil euros.


À RUM, o vereador com a pasta da Política Animal, explica que basta proceder à esterilização e, posteriormente, realizar a candidatura para ser reembolsado. 


Para isso basta apresentar um comprovativo de como é residente no concelho de Braga, a declaração do médico veterinário responsável pela esterilização, documento de identificação do animal de companhia, com indicação da esterilização e o respectivo comprovativo de IBAN. Os interessados, detentores individuais ou instituições, devem preencher um requerimento e entregar, o mesmo, no Balcão Único do Município de Braga.


Altino Bessa refere que estão previstos apoios de 55 euros para esterilização de cadelas, 30 euros para cães, 35 euros para gatas e 15 euros para esterilização de gatos.


O vereador defende que estas campanhas e programas como o CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), devem ser "permanentes", visto que só controlando a reprodução dos animais é possível conter o número de cães e gatos nas ruas. 


Segundo o vereador da Política Animal, nos últimos dois anos através do programa CED, foram esterilizados 600 gatos. Uma acção concretizada em parceria com a Associação de Protecção Animal Abandoned Pets e com a Associação Para a Protecção de Animais Errantes de Braga. Altino Bessa assegura que sem este programa a cidade dos arcebispos "teria mais 6 mil gatos" nas ruas.


Já no que diz respeito à situação dos cães o panorama não é animador. Altino Bessa garante que "tem havido um aumento do número de animais abandonados na rua", principalmente em freguesias que fazem ligação com outros concelhos do distrito de Braga. 


"Talvez por peso na consciência" acabam por abandonar os animais na cidade dos arcebispos, visto que a autarquia conta com políticas de proteção dos animais e um canil municipal.

Deixa-nos uma mensagem