Colaboração entre UMinho e Bosch “tem condições para ser um fator decisivo de progresso”

Desde o seu início em 2013, da parceria entre a Bosch e a UMinho resultaram o registo de mais de 70 patentes, no qual foram investidos um total mais de 165 milhões de euros. Os números foram avançados esta terça-feira, na apresentação dos resultados da maior parceria de inovação no país nos domínios da mobilidade do futuro e transformação digital da indústria.
Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a colaboração entre a Universidade e a Indústria “tem todas as condições para ser, também em Portugal, um fator decisivo de modernidade e de progresso”.
Já Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal, referiu que “a parceria e as sinergias criadas entre a Bosch e a Universidade do Minho resultam soluções tecnológicas inovadoras que estão a redefinir a mobilidade e os veículos do futuro”.
A parceria inovadora entre indústria e academia conta com o apoio financeiro do Governo e tem contribuído para a criação de conhecimento tecnológico crítico e o aumento da competitividade de Portugal no mercado mundial.
Por isso mesmo, o primeiro-ministro António Costa, e Ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, marcaram presença no evento, que decorreu hoje no Altice FORUM Braga.
O trabalho de mais de 750 profissionais altamente qualificados da Bosch e da UMinho resultou no desenvolvimento de soluções que dão resposta às capacidades exigidas para o futuro da mobilidade, como sensores de condição de piso para a capacidade de perceção a 360º, para a capacidade de localização e sistemas de comunicações entre veículos e infraestruturas, entre outros.
