ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Catarina Martins

Regional 02.04.2024 15H48

Primeira semana de abril com quatro propostas para assinalar Revolução dos Cravos

Escrito por Catarina Martins
O programa da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga conta com iniciativas todas as semanas durante o mês de abril.
Declarações de Paulo Sousa, coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga.

false / 0:00

Em abril, o programa das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga apresenta propostas "distintas" todas as semanas. Na primeira, são quatro.


Esta terça-feira, às 21h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o Lucky Star – Cineclube de Braga dá início ao ciclo dedicado à temática com a exibição do filme ‘Natureza Morta’ de Susana de Sousa Dias, lançado em 2005. De acordo com Paulo Sousa, coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, trata-se de um "documentário que procura fazer um retrato dos 48 anos de ditadura em Portugal". A sessão contará com a presença do produtor do filme, Ansgar Schaefer.


Na quinta-feira, pelas 18h30, na Livraria Centésima Página, arranca o projeto 'Quintas de Abril' dedicado à poesia e prosa alusiva à Revolução dos Cravos. O professor, ator e encenador, José Miguel Braga é o primeiro convidado.


O programa prossegue na sexta-feira, às 18h00, com o Museu Nogueira da Silva, em Braga, a acolher a conferência ‘A Igreja e a Resistência ao Salazarismo em África’ pelo professor jubilado da Universidade do Minho, Moisés de Lemos Martins. Segundo Paulo Sousa, o orador "abordará a perspetiva africana da resistência ao Estado Novo".


Mais tarde, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Vila Verde é inaugurada a exposição 'Livros proibidos no Estado Novo' que será acompanhada pela palestra de Henrique Barreto Nunes intitulada 'Fora do mercado: a censura ao livro e à leitura no Estado Novo'.

Deixa-nos uma mensagem