ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 16.02.2021 15H46

Comprar@Braga será "uma pequena revolução digital no comércio local"

Escrito por Liliana Oliveira
Câmara de Braga, InvestBraga e ACB juntam-se aos CTT e lançam plataforma para que pequenos comerciantes do concelho possam vender os seus produtos online e enviá-los para todo o país
Ricardo Rio,CMB, Rui Marques, ACB, Mário Sousa e João Sousa, CTT

false / 0:00

Hoje é o primeiro dia de uma nova era para o comércio tradicional de Braga. A digitalização dos pequenos comércios é uma das grandes missões do projeto Comprar@Braga. A maior delas todas, em tempos difíceis para o setor, é incentivar à compra online, levando os produtos destes pequenos comerciantes a todo o país. 


A Câmara Municipal de Braga, a InvestBraga e a Associação Comercial de Braga (ACB) juntam-se ao CTT Comércio Local, um serviço digital que facilita a presença online dos comerciantes locais e dos pequenos produtores. 


A plataforma, apresentada esta terça-feira, não implica, durante este ano, quaisquer custos para comerciantes e consumidores. As encomendas são entregas no próprio dia para um raio de dez quilómetros ou, no máximo, no dia seguinte, quando a distância aumenta, sendo que os produtos podem ser enviados para todo o país ou levantados no estabelecimento comercial, em regime de take-away.



"Mais de 50% das micro empresas portuguesas não têm ainda qualquer presença online"



"Mais do que os ajudar a sobreviver, queremos que os agentes económicos do concelho tenham condições para continuar a  desenvolver a sua atividade e até a alargar o seu campo de intervenção. Esta plataforma vem ajudar quem está a ultrapassar um período de maiores dificuldades, mas vem, sobretudo, abrir uma janela de oportunidade, porque já há muitos anos que se discute a necessidade de generalização do comércio eletrónico e a digitalização", afirmou o presidente da autarquia bracarense, Ricardo Rio. 


Para o autarca,  “esta é uma solução que vem no momento certo e que irá ajudar a ultrapassar este período de maiores dificuldades no comércio local".  


"A digitalização é um dos maiores desafios que o setor enfrenta, bem como a economia da presente década. Mais de 50% das micro empresas portuguesas não têm ainda qualquer presença online, pelas equipas curtas, pela falta de competências digitais e pela pouca capacidade de investimento", sublinhou o diretor-geral da ACB, Rui Marques. 

A adesão a este tipo de serviços, ressalvou Rui Marques, "não acaba com as dificuldades, mas faz parte da solução". "As empresas, além dos mecanismos de apoio, têm que encontrar novas fontes de receita e a adesão a estes serviços é uma mais-valia", acrescentou. 


Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, espera que muitos comerciantes se juntem, a partir de hoje, ao projeto e ajudem a "transformar a cidade de Braga num dos maiores mercados digitais a nível nacional".



CTT garantem entregas no próprio dia para encomendas dentro do concelho



Em causa está "uma tecnologia simples, intuitiva, mas fiável". O facto das entregas serem rápidas, lembrou o diretor-geral da ACB, torna a plataforma inclusiva, permitindo a venda de produtos alimentares, por exemplo.

Ainda assim, os comerciantes que possam ter algum tipo de dificuldade contarão com o suporte técnico de equipas da Associação Comercial e da InvestBraga, que vão promover ações de formação de literacia digital.

Rui Marques não tem dúvidas que "estamos perante uma solução ganhadora, que vai ajudar a fazer uma pequena revolução digital no comércio local", esperando, por isso, "uma boa adesão de comerciantes".


Nos últimos tempos, as queixas quanto ao atraso das entregas efetuadas pelos CTT têm aumentado. João Sousa, diretor administrativo e da Comissão Executiva dos CTT, admite algumas dificuldades provocadas pelo aumento considerável de encomendas online, mas garante qualidade no serviço prestado.

Neste sentido, informou João Sousa, os CTT empregam mais de cem pessoas na região, "que são o músculo necessário para garantir a entrega com rapidez". 


A Câmara de Braga vai investir "algumas dezenas de milhares de euros" nesta iniciativa de apoio ao comércio local.



Entregas gratuitas até ao final de Março para quem comprar no comércio tradicional de Braga 


A solução, desenvolvida em parceria com a empresa portuguesa Localshop, é fornecida às autarquias e associações empresariais, que por sua vez a disponibilizam aos comerciantes e produtores locais, que passam a ter os produtos das suas lojas disponíveis nesta aplicação. O consumidor poderá, através do telemóvel e tendo em conta a sua localização, ver que comerciantes e produtores da região estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito.


Resultado da parceria estabelecida com os CTT, os comerciantes do concelho de Braga, que aderirem ao Comprar@Braga, irão poder aceder gratuitamente à plataforma CTT Comércio Local até ao próximo dia 31 de dezembro. Novidade também para os consumidores que, ao optarem por comprar produtos vendidos no comércio local bracarense poderão usufruir da oferta da taxa de entrega CTT até ao final do mês de março.


A inscrição no projeto Comprar@Braga poderá ser feita através do formulário disponibilizado aqui

Deixa-nos uma mensagem